No mês de julho, treze mulheres concluíram a formação como cuidadoras de idosos, no Projeto Cuidar para Viver, da Unimed Sul Capixaba. A iniciativa que tem transformado vidas ao capacitar pessoas da comunidade para atuarem em Cachoeiro de Itapemirim promove inclusão, geração de renda e valorização do cuidado como pilar essencial da sociedade.
A cooperativa médica se orgulha em apoiar mais uma edição desse projeto social, que vai além da qualificação profissional. “Oferecer oportunidade, dignidade e autonomia a essas mulheres é um reflexo do nosso compromisso com os princípios do cooperativismo, especialmente o interesse pela comunidade”, destaca o Vice-presidente da Unimed Sul Capixaba, Bruno Beber Machado.
O Projeto Cuidar para Viver oferece aprendizado técnico, acolhimento e incentivo à autoestima. Ao final do curso, as formandas saem preparadas para o mercado de trabalho, com possibilidade de atuação em residências, instituições de longa permanência e clínicas.
Para Gláucia Nascimento Vieira, de 24 anos, que ainda irá concluir a formação, a experiência já tem sido transformadora. “Sou muito grata por tudo! O projeto abriu as portas para um novo caminho na minha vida. Valeu muito a pena estar aqui, aprendendo e me preparando para cuidar com responsabilidade e amor”, afirmou.
Com iniciativas como essa, a Unimed Sul Capixaba reforça seu papel como agente de transformação social, investindo em um futuro mais cuidadoso, justo e cheio de novas possibilidades.