Destaque

Pais e filhos unidos também no ambiente de trabalho: histórias que se cruzam dentro da Suzano

Empresa celebra o Dia dos Pais apresentando colaboradores que compartilham valores e o compromisso em comum de plantar o futuro todos os dias.

Published

on

Em muitas famílias o ambiente de trabalho é apenas um detalhe na vida pessoal, mas na Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, há casos em que o vínculo empregatício se torna também herança. Neste Dia dos Pais, a companhia apresenta pais e filhos que compartilham o mesmo orgulho de fazer parte de uma empresa que acredita nas pessoas como o maior dispositivo de transformação.

Portanto, conheceremos histórias de colaboradores da unidade de Aracruz que fazem da jornada profissional um elo ainda mais forte entre pai e filho. A primeira é a de Helder Del Caro e Helder Del Caro Filho. Supervisor de Manutenção na unidade da Suzano há cinco anos, Helder pai viu com orgulho o filho trilhar o mesmo caminho na companhia, assumindo o cargo de Mecânico de Manutenção, onde atua há pouco mais de um ano e já havia tido a experiência de uma temporada como jovem aprendiz. “Foi uma alegria enorme saber que ele viria trabalhar aqui. Ele viu o quanto a empresa tem potencial para quem se dedica”, conta o pai.

Helder Filho, por sua vez, confessa que o exemplo em casa foi decisivo para a escolha da carreira e do local de trabalho. “Tive uma motivação ao ver meu pai exercendo a profissão na Suzano, tanto pela qualidade do emprego quanto pela qualidade de vida que a empresa proporciona”. O respeito profissional, segundo ele, é mútuo: “Temos uma relação completamente profissional dentro da unidade e é bom porque um aprende com o outro, sendo que eu aprendo mais, claro, por ele ter mais tempo de casa. Mas essa proximidade nos conforta”, afirma.

Entre os valores herdados no ambiente de trabalho, o respeito e a dedicação são as palavras mais valorizadas, segundo Helder pai. “O respeito adquirido dentro da companhia independe da posição e do status. É preciso tratar todos de forma igualitária e conquistas virão com dedicação”.

Família Costa: pai, mãe e filha trilham caminhos na Suzano

A segunda história é da família Costa, que tem uma relação de longa data com a Suzano. Alvimar Costa, o pai, atua como Analista Químico na companhia e sempre compartilhou com os filhos sua trajetória de crescimento, que começou como office boy até alcançar sua atual posição.

Thainá Boecker Costa, filha de Alvimar, começou sua jornada na Suzano como Analista Pleno em março de 2020 e hoje em dia é Consultora de Logística. Além do pai, a trajetória da jovem também foi inspirada pela mãe, Cidneia Boecker Costa, que já trabalhou na Suzano e atualmente é colaboradora terceirizada da JSL, prestadora de serviços da gigante de celulose.

“Desde pequena, as conversas em casa giravam em torno da fábrica, dos desafios e conquistas do dia a dia. Isso me fez entender a importância da Suzano na nossa vida e na comunidade. Embora eu tenha seguido mais a área de exportação, influenciada pela minha mãe, meu pai também teve papel essencial. Ele sempre teve paciência para me explicar sobre os processos de qualidade e análises químicas”, conta Thainá.

A consultora Thainá ainda não tem filhos, mas já serve de exemplo para uma nova geração, já que possui uma enteada. “Durante os quatro anos em que minha enteada morou comigo, ela sempre acompanhou minha rotina de trabalho em home office e já chegou a dizer que queria fazer o que eu faço quando crescer”, conta, entre risos. “Tenho um carinho enorme pela Suzano e, com certeza, quero continuar inspirando as próximas gerações a também admirarem essa empresa que tanto admiro, seja minha enteada ou, futuramente, os meus filhos mesmo”.

O pacto Caliari

Mesmo atuando em áreas diferentes, Márcio e Gabriel Caliari, pai e filho respectivamente, dividem o mesmo sentimento de respeito pelo ambiente profissional e firmaram um pacto interno. Esta é uma história que envolve a vasta experiência de 30 anos de dedicação à Suzano por parte de Márcio Caliari, Gerente de Meio Ambiente Industrial, e a juventude de Gabriel Caliari, iniciando sua jornada como estagiário na área de Recuperação e Utilidades.

“Fizemos um acordo quando ele começou a trabalhar na Suzano. Fora da companhia somos pai e filho, dentro mantemos o foco, o respeito e a ética para haver sempre a imparcialidade e a harmonia no ambiente de trabalho”, revela Márcio. Já Gabriel completa: “Trabalhar na mesma empresa onde meu pai construiu a vida profissional é uma honra e uma responsabilidade. Mesmo atuando em áreas diferentes, sinto que estou dando continuidade a um legado.”

Márcio reconhece que tem grande influência sobre a decisão de carreira do filho e acredita que o exemplo passado com atitudes e palavras seja a maior herança que um pai possa deixar. “Meu filho cresceu acompanhando minha relação com a Suzano, vendo de perto as amizades que construí, os valores que vivenciei e as conquistas que alcancei. Esses exemplos do dia a dia, tanto profissionais quanto pessoais, certamente contribuíram para despertar nele o interesse em fazer parte desta caminhada”.

Por fim, Gabriel confirma o que foi dito pelo pai e já planeja a continuidade desta relação. “Realmente eu quis fazer parte da Suzano desde cedo acompanhando o meu pai. Hoje tenho certeza de que este é o lugar onde quero construir minha carreira e transformar o futuro. E o futuro nasce de propósitos, então eu sei que a empresa também fará diferença na vida de um possível filho que eu venha a ter”, garante.

Programa de Parentalidade

A Suzano cultiva o cuidado com quem constrói diariamente a empresa, e reforçando esse olhar voltado às pessoas, a companhia conta com o Programa de Parentalidade, uma iniciativa que oferece suporte e acolhimento a colaboradores e colaboradoras em todas as fases da parentalidade, da gestação ao retorno ao trabalho. Com ações voltadas à conscientização, saúde emocional, ampliação de licenças e construção de uma cultura mais inclusiva.

Uma das iniciativas do programa é a licença-paternidade diferenciada, para pais biológicos e por adoção. Por lei são cinco dias de licença, mas a empresa complementa com mais 15 dias de forma opcional, totalizando 20 dias, além de auxílio para filhos PCD’s (pessoas com deficiência).

Conforme a gerente de Gente e Gestão da unidade de Aracruz, Joyce Rocha, a Suzano conta com a entrega da caixa “Celebrando a notícia” ao colaborador, assim que comunicado que será pai, para celebrar a chegada do(a) filho(a) (biológico ou adotivo) com brindes e uma cartilha especial, com uma série de conteúdos informativos sobre esse momento marcante. O material traz temas importantes para as famílias que estão se formando, para ajudar os pais a entenderem melhor os direitos dos filhos, da família, ter acesso a dicas e informações sobre como será seu retorno ao trabalho.

“Na Suzano temos o direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’ e isso inclui a humanização de processos e acolhimento do nosso time. Com o fortalecimento dessa cultura, as famílias de colaboradores e colaboradoras podem receber todo o apoio na chegada de um filho ou filha”, afirma Joyce.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As Mais Destacadas

Sair da versão mobile