Com a chegada das férias escolares, muitas famílias passam a permanecer mais tempo em casa — e, com isso, o uso da cozinha e dos banheiros tende a aumentar. Para evitar transtornos como entupimentos e extravasamentos, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim, faz um alerta: o cuidado com o sistema de esgoto deve ser redobrado nesse período.
De acordo com a empresa, o descarte incorreto de resíduos, como restos de alimentos, óleo de cozinha e papel higiênico, está entre as principais causas de obstruções nas redes. “Esses materiais não deveriam ir para a rede de esgoto, que é dimensionada para transportar basicamente líquidos. Quando isso não é respeitado, aumentam os riscos de entupimentos e vazamentos, tanto nas casas quanto nas ruas”. A rede pública é projetada para receber apenas 1% de sólidos e 99% de líquidos”, destaca Claudio Sobrinho, gerente de operações da BRK no município.
No primeiro semestre de 2025, mais de 21 km de redes de esgoto foram lavadas na cidade — a programação é de atingir o melhor resultado de limpezas preventivas já realizado, alcançando 60km de redes até o final do ano de 2025. Esse plano, faz parte das ações preventivas da concessionária para garantir o bom funcionamento do sistema e reduzir o número de extravasamentos.
“Mesmo com as ações preventivas realizadas pela concessionária, a colaboração da população é essencial. Durante as férias, o volume de resíduos gerados nas residências pode aumentar. Por isso, é fundamental que todos adotem práticas corretas no dia a dia”, reforça Claudio Sobrinho.
Entre os resíduos mais encontrados nas tubulações, durante as limpezas realizadas, estão fio dental, brinquedos, absorventes, peças plásticas e, principalmente, gordura — muitas vezes proveniente do descarte inadequado de óleo de cozinha.
Confira as dicas da BRK para evitar entupimentos:
– Use a caixa de gordura e mantenha-a sempre limpa;
– Verifique se o imóvel possui uma caixa de inspeção acessível na calçada;
– Mantenha as tubulações de águas pluviais separadas das de esgoto. Água de chuva não é esgoto.
Além de prejuízos estruturais, os entupimentos podem causar danos ambientais e riscos à saúde. A conscientização coletiva é o caminho para garantir um sistema eficiente e uma cidade mais saudável para todos.