Sempre dialogando com a sociedade, a Prefeitura de Colatina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, intensificou as ações do Serviço de Abordagem Social durante o mês de março.
Como resultado, 55 pessoas em situação de rua foram orientadas a retornar para suas cidades de origem.
Para viabilizar esse retorno, foram concedidos 55 benefícios eventuais de passagem, contemplando 43 homens e 12 mulheres.
Os Estados mais demandados para retorno foram Minas Gerais e Bahia, além de diversos municípios do Espírito Santo, como Serra, Cariacica, Vitória, Linhares, Pancas, Marilândia, Montanha, Baixo Guandu, São Gabriel da Palha, São Mateus e Itaguaçu.
O serviço, ofertado pelo Centro Pop, tem como objetivo identificar e atender pessoas em situação de vulnerabilidade nos espaços públicos do município. Além da abordagem direta, a equipe trabalha para garantir o acesso a serviços e benefícios sociais e assistenciais, auxiliando na reconstrução de vínculos familiares e comunitários.
De acordo com a Secretária de Assistência Social de Colatina, Michela Penitente, o trabalho contínuo da abordagem social tem sido fundamental para ampliar o atendimento à população em situação de rua.
“Nosso compromisso é oferecer acolhimento e apoio para que essas pessoas possam reconstruir suas trajetórias. A abordagem social não se trata apenas de encaminhamentos, mas de um trabalho humanizado que busca garantir o acesso a direitos e oportunidades para a reinserção social”, destacou a secretária.
Já o prefeito Renzo Vasconcelos destaca o acolhimento dessas pessoas em situação de rua pela administração municipal.
“Estamos trabalhando para que as pessoas sejam ouvidas e acolhidas por suas famílias em suas cidades de origem. Oferecemos desde a alimentação, passando pela higiene e o fornecimento de passagem de ônibus. Isso é acolher e entender a situação do outro”, afirma Renzo Vasconcelos.
Centro POP
O Centro Pop atua de forma integrada com outros serviços da rede socioassistencial, incluindo unidades de acolhimento, CRAS, CREAS e programas voltados à inclusão social. Além da identificação de indivíduos em situação de rua, o serviço também atua na prevenção do trabalho infantil e em outras demandas sociais que necessitam de atenção especializada.