Pessoas com deficiência e idosos podem acessar cartão de estacionamento com mais facilidade
Assembleia Legislativa aprovou a indicação de Gandini que pede ao Detran-ES a adoção da credencial digital de estacionamento para pessoas com deficiência e mais de 60 anos
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo deu um passo significativo para facilitar a vida de idosos e pessoas com deficiência, aprovando a Indicação 1.602/2024. A proposta, do deputado estadual Fabrício Gandini, sugere que o Detran adote a credencial de estacionamento digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
Com essa inovação, os cidadãos poderão acessar a credencial pelo smartphone, sem precisar imprimir e expor o cartão no veículo. Essa iniciativa visa simplificar o acesso ao benefício, proporcionando mais praticidade e sustentabilidade para milhões de pessoas.
“Com o cartão digital, o idoso ou a pessoa com deficiência poderá acessar a credencial de forma rápida e prática, pelo celular, onde quer que estejam”, destaca Gandini.
E complementa: “É uma medida que não só reduz a burocracia como oferece mais autonomia e segurança aos usuários.”
Além de facilitar o acesso, segundo ele, a credencial digital oferece flexibilidade para quem precisa alterar o veículo vinculado ao cartão, permitindo que essa atualização seja feita no próprio aplicativo, sem burocracia adicional. E o impacto ambiental é outro benefício: sem a necessidade de imprimir o cartão, há uma economia significativa de papel, observa Gandini, que é presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia.