A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Vila Velha comemorou a marca de mais de 11 toneladas de garrafas de vidro recolhidas da cidade em menos de um mês depois da ampliação da coleta seletiva deste material. Além disso, a Prefeitura também passou a receber os chamados “vidros especiais”, como os planos de janelas, espelhos, lâmpadas, entre outros.
O trabalho de coleta regular de garrafas de vidro teve início no último dia 20 de março, e já trouxe um resultado positivo para o meio ambiente e de renda para os recicladores.
A Prefeitura de Vila Velha oferece pontos para descarte voluntário de vidros, como parte da coleta seletiva da cidade. A contribuição dos moradores facilita a destinação correta desse material, que também é uma fonte de renda para a associação de coletores Revive, que possui parceria com o município. Além dos contentores de plástico que recebem as garrafas de vidro, a prefeitura também passou a receber os “vidros especiais” em dois de seus ecopontos.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Raphael do Nascimento, a reciclagem do vidro também está ligada ao desenvolvimento sustentável, pois envolve o meio ambiente e aspectos sociais e econômicos. “Quando descartamos os produtos de forma adequada, agregamos valor ao processo e ao material, já que estimulamos o crescimento da reciclagem”, explicou.