Assembleia Legislativa lança aplicativo (InterAles) para facilitar o acesso aos trabalhos da Casa
Agora os cidadãos capixabas podem acompanhar os trabalhos da Assembleia, opinar sobre projetos e consultar a legislação estadual por meio do aplicativo InterAles.
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) lançou um aplicativo chamado InterAles para ajudar as pessoas a ficarem por dentro do que está acontecendo na política estadual. O objetivo é tornar mais fácil para todos acessarem informações sobre o trabalho da Assembleia, opinarem sobre os projetos em discussão e entenderem as leis do estado.
O deputado Marcelo Santos, que teve a ideia do aplicativo, disse que é uma maneira de tornar a Assembleia ainda mais transparente e acessível ao público. Ele quer que as pessoas se envolvam mais com o que está acontecendo na política local.
O InterAles foi feito por funcionários da Assembleia e lançado em um evento com os deputados. Ele permite que você acompanhe as propostas em discussão, veja informações sobre os deputados e o trabalho das comissões, dê sua opinião sobre os projetos e assista à TV Ales, tudo de forma simples e direta.
Marcelo Santos explicou que o aplicativo foi projetado para funcionar mesmo em lugares com conexão de internet ruim, algo comum no estado. Ele quer que todos possam usar o aplicativo sem problemas.
O aplicativo também foi elogiado pelo secretário de Comunicação da Ales, Guto Netto, que disse que é uma ferramenta importante para fortalecer a democracia participativa, garantindo que todos tenham voz nas decisões que afetam o estado.
Durante o evento de lançamento, também foi anunciado um aplicativo para os próprios deputados. Esse aplicativo vai ajudá-los a participar das sessões online de forma fácil e rápida, registrando suas presenças, interagindo por vídeo e áudio, e votando nos projetos em discussão.