No Dia do Profissional Intensivista, 10 de novembro, a equipe de Fisioterapia do Hospital Unimed protagonizou a segunda edição da ação “Mobilizar é Vida”, reforçando a relevância da mobilização precoce no processo de recuperação dos pacientes hospitalizados. Consciente de que o imobilismo pode acarretar complicações, aumento do tempo de internação e redução da qualidade de vida, a equipe multidisciplinar se uniu para promover exercícios específicos e a deambulação dos pacientes, marcando o “Dia D da Mobilização Precoce”.
A iniciativa, que contou com o apoio de profissionais de diversas áreas, incluindo enfermagem, medicina, nutrição, psicologia e recursos humanos, teve como foco a estratificação de risco dos pacientes, garantindo critérios de segurança para aqueles inseridos no programa de Mobilização Precoce. Sob a coordenação da equipe de fisioterapia, foram realizados exercícios nos quartos e até mesmo nas unidades fechadas, impactando positivamente a vida de 77 pacientes internados.
A fisioterapeuta Letícia Teixeira Corrêa explica que além de contribuir para a recuperação funcional, a mobilização do paciente revela-se como uma estratégia eficaz na prevenção de agravos respiratórios e motores, redução da incidência de delirium, diminuição da permanência hospitalar e, consequentemente, da morbidade e mortalidade. “”Mobilizar é Vida” torna-se não apenas um lema, mas uma prática fundamental na busca pela saúde e bem-estar dos pacientes do Hospital Unimed”, conclui.