Cachoeiro de Itapemirim

Palestra da BRK para funcionários orienta sobre a prevenção de doenças como dengue e zika vírus

Published

on

Doenças como dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela podem ser prevenidas a partir de uma mudança de postura no dia a dia. Para orientar os funcionários, a BRK em Cachoeiro realiza nesta quarta-feira (8) uma palestra sobre arboviroses, que são doenças normalmente transmitidas pelo Aedes aegypti.

 

As palestrantes, que integram a equipe de educação e saúde da vigilância ambiental da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, vão falar sobre as ações necessárias para afastar o mosquito do ambiente de trabalho e também de casa. O grupo é formado pelas agentes de combate a endemias Cristiana Matos, Andressa Paschoal, Elisete Guimarães e Maria Santana. Também estará presente no evento a coordenadora de vetores da Vigilância Ambiental do município, Rana Pimentel.

 

Segundo Cristiana, o grande desafio é evitar os depósitos que acumulam água e que são a principal fonte de proliferação do mosquito. “Vamos abordar os depósitos mais conhecidos de disseminação do Aedes aegypti como pneus, vasilhas de água de animais de estimação e vasos de planta, e orientar para outros locais que, a princípio, podem parecer inofensivos, mas que escondem perigo”, afirma.

 

Ela cita, por exemplo, tampinhas de garrafa de refrigerante, sacolas de biscoito, copinhos descartáveis e até mesmo frutas, como um coco partido ao meio. “É preciso atenção porque eles podem ser foco de criadouro e o mosquito necessita de pequeno volume de água para se desenvolver. Uma simples colher de sopa de água é o suficiente para o mosquito depositar seus ovos”, explica a agente de combate a endemias.

 

A técnica de enfermagem da BRK em Cachoeiro, Dayana Martins Braga, ressalta que, além de receberem todas as orientações necessárias para prevenir as arboviroses, durante a palestra, os funcionários receberão um panfleto e poderão assistir um vídeo explicativo sobre como o mosquito da dengue deposita os ovos. “O nosso foco com essa ação é contribuir com a prevenção de doenças que se tornam mais frequentes nessa época do ano e que são resultado da combinação de calor e chuva. Com isso, fazemos a nossa parte para que os profissionais da BRK tenham mais saúde e qualidade de vida”, destaca Dayana Braga.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As Mais Destacadas

Sair da versão mobile