O próximo sábado (29) é marcado pelo Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral, a segunda principal causa de morte no país, atrás apenas das doenças cardiovasculares.
Diante da necessidade de conscientizar sobre os riscos do AVC, A Unimed Sul Capixaba promove nesta quarta-feira (26) diversas ações educativas com abordagens para com a população sobre a importância de reconhecer os sinais do problema e buscar atendimento médico imediato
A campanha do Dia Mundial do AVC, #Precioustime (“Tempo Precioso”, em inglês) é proposta pela Organização Mundial do AVC e visa a conscientização sobre a prevenção e reconhecimento de sintomas, além de destacar que, no caso do AVC, o atendimento médico precoce é essencial para prevenir sequelas graves.
Na programação da Ação AVC da Unimed Sul Capixaba, estão abordagens na avenida Beira-Rio, em Cachoeiro de Itapemirim, além de ações de conscientização no Hospital Unimed, Hospital Materno-Infantil e no prédio da operadora e com a população que circula pelo local.
O médico neurologista da Unimed Sul Capixaba, Waldemar Algemiro, alertou que entre os principais sintomas da doença estão alterações na face e fala e fraqueza no corpo, com dificuldade em segurar objetos ou até abraçar pessoas.
“Muitas pessoas acabam demorando para buscar o atendimento, ou procuram consulta com especialista, sendo que o ideal é que o paciente de AVC seja atendido por equipe médica entre 4 e 8 horas após os sintomas. A cada minuto que se passa, cerca de 2 milhões de neurônios se perdem”, explicou o especialista.
No caso do AVC isquêmico, ele explicou que o tratamento pode ocorrer por medicamento trombolítico, que age desobstruindo o sistema circulatório, ou ainda a trombectomia, procedimento em que uma sonda é usada para realizar a desobstrução.
Atendimento eficaz
A estrutura de pronto-atendimento e de especialistas da Unimed Sul Capixaba ajudou o contador Sinval Marinho, de Mimoso do Sul, a superar um AVC isquêmico sofrido há dois anos, aos 47 anos de idade. A esposa, Maisa Freixo Marinho, contou que ele não tinha sintomas prévios.
“Encontrei ele caído no banheiro, com o lado direito todo paralisado. Corremos para o Hospital Materno-Infantil, onde ele foi prontamente atendido, e transferido de ambulância, acompanhado de uma neurologista, para o Hospital Unimed, onde passou por um procedimento”, contou ela.
Na semana seguinte, Sinval passou por tratamentos com equipe multidisciplinar, incluindo fisioterapeutas e fonoaudiólogos. “Recebemos muita ajuda para a recuperação dele. Ele saiu do hospital andando perfeitamente, e em 15 dias já estava exercendo as atividades. Essa agilidade e eficácia no atendimento foram importantes para que ele se recuperasse bem”, disse Maísa.
A Unimed Sul Capixaba foi pioneira na região Sul em ofertar um protocolo organizado de resposta em caso de AVC isquêmico, para realizar um atendimento ágil, adequado e integrado no Hospital Unimed.
Com isso, cumpre os padrões mundiais mais exigentes de atendimentos para o AVC de acordo com o Projeto Angels, que é uma referência internacional, e qualifica os centros de AVC já existentes, além de auxiliar na implementação de novos centros. Participam do Protocolo de AVC mais de 150 hospitais no Brasil e cerca de 2.800 hospitais no mundo, entre eles o Hospital Unimed Sul.
Programação
26 de outubro – Conscientização sobre o AVC
6h às 8h30 – Conscientização na avenida Beira-Rio, no local que que acontece a Caminhada Orientada
9h às 10h – Conscientização no Hospital Unimed (recepções, setores administrativos, corredores, etc.)
10h30 às 12h – Conscientização no Hospital Materno-Infantil (recepções, setores administrativos, corredores, etc…)
13h30 às 16h – Conscientização na Operadora (próximo à recepção), com ação com os clientes Unimed e também com a população que circula pelo local.