Connect with us

Destaque

Videochamadas aproximam familiares de pacientes com Covid-19 internados no Hospital Unimed Sul Capixaba

Serviço tem feito com que pacientes se sintam acolhidos durante
o tratamento e deixado parentes mais tranquilos

Postado

on

Ter um familiar internado por conta da Covid-19 tende a ser motivo de muita preocupação e angústia nesse momento de pandemia. Com o intuito de tranquilizar os parentes e contribuir para que os pacientes se sintam mais acolhidos, o Hospital Unimed Sul Capixaba tem recorrido às videochamadas pelo celular.

O médico intensivista Rafael Salgado, responsável pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 do hospital, explica que as ligações por vídeo beneficiam os pacientes que estão lúcidos e fora da ventilação mecânica. “É uma forma de aproximá-los de seus familiares, permitindo o contato visual e o diálogo, já que as visitas não são permitidas como medida preventiva para evitar a contaminação pelo novo coronavírus”, diz.

Ele ressalta ainda que os efeitos do serviço são positivos, uma vez que se estabelece uma relação de confiança entre família e hospital e também entre o paciente e a equipe assistencial.

“São pessoas que passam por uma internação prolongada e sabem que estão com um quadro infeccioso preocupante, com risco de morte inclusive. O índice de mortalidade mundial da doença é alto. Por isso, proporcionar humanização e conforto para as famílias e, principalmente, para os pacientes, nesse momento, é muito importante”, avalia Rafael Salgado.

Outro serviço é a videochamada diária que o médico realiza para os parentes. “É um trabalho feito em parceria com a área de Psicologia. Nesse contato, converso com o familiar e dou informações sobre o estado de saúde da pessoa em tratamento, informando o quadro do paciente nas últimas 24 horas e a meta para as 24 horas seguintes”, explica.