Connect with us

Comércio

Seminário reunirá setor de Plásticos e poder legislativo para discutir economia circular

Encontro acontece no dia 18 de fevereiro, com a assinatura de Termo de

Compromisso entre a Findes, a Assembleia Legislativa e o Sindiplast-ES

Postado

on

Com um olhar para a importância do reaproveitamento de resíduos sólidos será realizado, no dia 18 de fevereiro, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o “Seminário Economia Circular do Plástico”. O evento apresentará experiências de sucesso realizadas pela indústria de Plásticos para estimular a reciclagem, além de abrir um espaço para o debate sobre o tema e marcar a assinatura de um Termo de Compromisso entre o setor de Transformados Plásticos, a Assembleia Legislativa e a Findes.

O Termo de Compromisso tem como objetivo a troca de informações para subsidiar o trabalho de conscientização das instituições e a elaboração de leis envolvendo o tema no futuro. Assinarão o documento, o presidente da Ales, Erick Musso, o presidente da Findes, Leonardo de Castro, e o presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES), Jackley Maifredo.

O seminário acontecerá a partir das 8h30, reunindo assessores técnicos e jurídicos de deputados, e representantes do setor de Plásticos, de órgãos envolvidos com a logística reversa e a economia circular e da sociedade civil organizada. Para participar, é necessário preencher formulário disponível no site do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES), por meio do link www.sindiplastes.org.br/economia-circular-do-plastico. A expectativa é de que cerca de 100 pessoas participem do evento.  

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast-ES) estará representada no seminário, apresentando os principais números do setor e a sua relação com a economia circular no Brasil e no mundo, além de iniciativas já desenvolvidas pelas indústrias para estimular a reciclagem do plástico. O Instituto Socioambiental do Plástico (Plastivida), que articula e ativa uma rede de cooperação que integra produção, consumo e pós-consumo nas cadeias em que os plásticos estão inseridos, será outra entidade nacional presente no evento, responsável por abordar o tema “Plástico, Ciência e Sociedade”.

A Braskem destacará temas como cadeia produtiva dos plásticos, realidade, gargalos e soluções para a reciclagem, educação ambiental e descarte correto. A apresentação das boas práticas de reciclagem e reaproveitamento de resíduos realizadas no Espírito Santo pela Indústria do Plástico ficará a cargo do Sindiplast-ES, que falará de projetos como a Gincana Tampinha Legal, a Semana do Plástico, as soluções desenvolvidas pela Escola Senai do Plástico e o Projeto do Fórum Mini-indústria de Reciclagem (Frasson). Após as apresentações, o espaço será aberto para debates e ocorrerá a assinatura do Termo de Compromisso.

O presidente do Sindiplast-ES, Jackley Maifredo, avalia que o setor começa o ano de forma otimista com a participação no seminário. “A iniciativa da Assembleia Legislativa com a realização do evento, em parceria com o setor produtivo, para debater temas tão relevantes para a sociedade, é muito positiva. A assinatura do Termo de Compromisso sinaliza que o Espírito Santo dará um exemplo para o Brasil, na medida em que deseja fazer com que as leis futuras considerem tanto o viés do setor produtivo quanto o da defesa do meio ambiente”, ressalta.

O Seminário Economia Circular do Plástico é uma realização da Ales e da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), com a organização do Sindiplast-ES, do Conselho Temático de Assuntos Legislativos (COAL), do Fórum de Logística Reversa e da Câmara de Alimentos e Bebidas da Findes.

Comente Aqui!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *