Samarco estimula preservação ambiental e engajamento social por meio de ações em Minas Gerais e no Espírito Santo
Como parte das comemorações pelo Dia da Árvore, empresa mobilizou empregados, comunidades vizinhas, escolas e parceiros para refletir sobre a importância da preservação ambiental
A campanha convidou todos a refletirem sobre o papel essencial das árvores: purificar o ar, regular o clima, proteger o solo e os recursos hídricos, além de ser fundamental para a biodiversidade. Ao todo, foram nove dias de ações nas unidades da Samarco, alcançando mais de 8.000 empregados (as). As ações com as comunidades vizinhas somam 29 atividades com a participação de mais de 2.000 pessoas.
Nas unidades de Mariana (MG), Candonga (MG), Matipó (MG), Ubu (ES) e Muniz Freire (ES), empregados e contratados participaram de mobilizações com distribuição de mudas, exposição de sementes e exibição de vídeo sobre a Rede de Sementes e Mudas da Bacia do Rio Doce – projeto de reparação que conecta restauração florestal e desenvolvimento social. O processo abrange desde a coleta, armazenamento e avaliação de sementes nativas, passando pela produção de mudas em viveiros locais, até a restauração florestal em áreas degradadas.
Na unidade de Mariana, os empregados também participaram de uma tenda sobre o Parque Nacional (PARNA) Serra do Gandarela, que teve como objetivo fortalecer o vínculo entre os empregados e a unidade de conservação. As atividades estão diretamente conectadas ao Programa de Proteção a Unidade de Conservação – PARNA e visam ampliar o conhecimento sobre suas características, atributos naturais e relevância ecológica.
Participação das comunidades
As comunidades vizinhas também foram protagonistas da programação.
Em Antônio Pereira e Cristal (Ouro Preto), Santa Rita Durão e Camargos (Mariana), a tenda interativa promoveu doações de mudas, jogos educativos, oficinas e exposição do processo de plantio desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento Ambiental, Social e Florestal (Cedasf).
Em Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, também em Minas Gerais, foram realizadas, juntamente com as comunidades e escolas da região, oficinas de geotinta e aquarela de café, uma atividade educativa e artística com aplicação de tintas naturais, usando terra, água e cola como base.
Em Muniz Freire (ES), Antônio Pereira, Santa Rita Durão, Camargos e Cristal (MG), comunidades e escolas participaram de peças de teatro com temáticas ambientais sobre a importância do Dia da Árvore, seguidas da distribuição de mudas, com o objetivo de incentivar o aprendizado e o cuidado com o meio ambiente desde cedo.
Atividades de sensibilização e doação de mudas também aconteceram nas comunidades de Benevente (Anchieta-ES), São Gonçalo (Espera Feliz-MG) e Pacotuba (Cachoeiro do Itapemirim-ES), ao longo do mineroduto.
Em Ubu (ES), destacou-se o plantio de mudas de restinga na Praia do Além, em parceria com alunos, moradores e a secretaria local, seguido de um lanche comunitário.
Em Mariana (MG), a ação aconteceu no Parque Estância do Cruzeiro, em parceria com a Prefeitura de Mariana e outras instituições. Além da tenda interativa, as crianças participaram de uma peça de teatro. Também foi realizado um plantio simbólico de ipês, em parceria com a Prefeitura de Mariana.
“As ações realizadas demonstram o quanto é possível unir conscientização ambiental, engajamento social e educação em um mesmo propósito. O alcance que tivemos dentro da empresa e junto às comunidades vizinhas reforça que estamos no caminho certo, cultivando valores que vão muito além de uma data comemorativa e deixando sementes para um futuro mais sustentável”, destaca João Batista Soares Filho, gerente-geral de Meio Ambiente da Samarco.
Para encerrar o mês, a Samarco também participou da feira Conexão Sustentável, realizada em Anchieta nos dias 25 e 26 de setembro. Em seu estande, a empresa abordou temas como biodiversidade e compensações florestais, além de promover um jogo de perguntas e respostas.