A Samarco participou do Imersão Indústria, evento promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), nos últimos dias 16 e 17 de outubro, em Belo Horizonte. O encontro reuniu lideranças empresariais e especialistas para debater o futuro da indústria brasileira sob as perspectivas da inovação, tecnologia, sustentabilidade e crescimento estratégico.
Representando a Samarco, estiveram presentes, como painelistas, a Head de Pessoas e Cultura, Vera Lúcia, a gerente de Tecnologia da Informação (TI), Alécia Mol, e a gerente de Sensibilização Social, Gabriela Leite. Em seus respectivos painéis, elas compartilharam experiências e reflexões sobre temas essenciais para o desenvolvimento do setor industrial.
Vera Lúcia integrou o painel “Liderança que Move: Visão, Coragem e Estratégia na Alta Gestão”, ao lado de executivos da Copasa, Usiminas e Anglo American. O debate abordou os desafios de liderar em contextos complexos e em constante transformação.
Durante sua fala, Vera destacou a importância de uma liderança estratégica e humana na trajetória de retomada da Samarco. “Em nossa jornada, reforçamos nosso propósito e atuamos na construção de uma cultura voltada para o futuro, com foco na inovação, diversidades e em um modelo de gestão mais humano, capaz de inspirar e mobilizar pessoas em cenários complexos”, avaliou.
No painel “IA para Líderes: IA aplicada aos negócios”, Alécia Mol discutiu, ao lado do CEO da Fralia Cacau, Matheus Pedrosa, as transformações que a Inteligência Artificial vem promovendo nas estratégias e decisões corporativas.
“A liderança tem um papel essencial na adoção responsável da tecnologia”, frisou Alécia, que também destacou os desafios e oportunidades trazidos pela aplicação da IA nas áreas de vendas e relacionamento com clientes.
Encerrando a participação da Samarco no evento, Gabriela Leite esteve no painel “Engajamento e impacto positivo nos territórios”, junto com o gerente de Licenciamento da Vale, Tiago Alves. A conversa abordou práticas
de relacionamento com comunidades e o papel das empresas no desenvolvimento sustentável dos territórios onde atuam.
Gabriela ressaltou o processo contínuo de reconstrução do relacionamento da Samarco junto às comunidades e a importância da presença constante e do diálogo. “Temos aprendido de maneira intensa. A presença constante é fundamental para reconstruir o relacionamento — participar, ter atenção, conhecer e se identificar com o outro são passos essenciais para restabelecer a confiança”, destacou.
A presença da Samarco no Imersão Indústria reforça o compromisso da empresa com a inovação, o desenvolvimento sustentável e uma liderança transformadora, alinhada aos desafios e oportunidades de uma nova era da indústria brasileira.