Connect with us

Cachoeiro de Itapemirim

Projeto de nova unidade de saúde do Vila Rica vence edital de emenda parlamentar

Postado

em

Projeto de nova unidade de saúde do Vila Rica vence edital de emenda parlamentar

Cachoeiro deverá receber cerca de R$ 1,7 milhão para as obras da nova UBS Foto: Divulgação/PMCI

O projeto da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Vila Rica é um dos vencedores do 3º Edital de Emendas Parlamentares do deputado federal Felipe Rigoni. O projeto foi um dos quatro mais bem votados, no voto popular, dentre os 14 finalistas do setor de saúde.

O valor a ser repassado ao município para construção da UBS é de R$ 1.749.663,02. O convênio para o repasse deverá ser celebrado ainda este ano, mas ainda haverá a fase de aprovação do projeto de engenharia. Com isso, a expectativa é de que o recurso chegue a Cachoeiro no ano que vem.

“A região do bairro Vila Rica tem um grande número de moradores, e a construção dessa nova unidade, com estrutura mais moderna e maior acessibilidade, contribuirá muito para aprimorar as condições para os pacientes atendidos e para os profissionais de saúde”, comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Lançado em maio, o edital de emendas parlamentares é voltado a propostas de organismos da administração pública, direta e indireta, de quaisquer municípios capixabas. Para chegar à votação popular, o projeto da Prefeitura de Cachoeiro passou por outras três etapas. A primeira foi a etapa de inscrição, que contou com 245 inscritos – além de saúde, foram contempladas mais sete áreas.

Os inscritos foram submetidos a análise pela equipe do gabinete do deputado, levando em consideração os critérios de: impacto para pessoas atendidas; capacidade do projeto de ser estruturante e sustentável; qualidade do projeto enviado para avaliação.

Dos inscritos, 145 avançaram para terceira etapa, que consistiu na avaliação por um conselho de especialistas. Nesta etapa, também foi considerado o alcance do projeto dentro da microrregião.

Por fim, 67 projetos escolhidos pelos especialistas foram para a etapa de votação popular. A votação ocorreu por meio do aplicativo “Tem Meu Voto”, de 21 a 27 de setembro.

“O fato de o projeto ter passado por todas as etapas atesta que ele foi elaborado de forma muito criteriosa, e o resultado da votação representa uma grande conquista para os moradores do bairro Vila Rica e para toda a população de Cachoeiro. Nós temos trabalhado muito na busca de recursos externos para potencializar os investimentos públicos no município. Agradecemos imensamente a todas as pessoas que deram seus votos ao nosso projeto”, comemora o prefeito Victor Coelho.

Tags relacionadas: Saúde