Connect with us

Cachoeiro de Itapemirim

Procon divulga pesquisa de preços dos combustíveis quinzenalmente

Postado

em

Procon divulga pesquisa de preços dos combustíveis quinzenalmente

Órgão se reuniu com representantes do setor na semana passada para discutir aumento dos valores Foto: Márcia Leal/PMCI

Os preços dos combustíveis sofreram nova alta no último final de semana, somando 51% de reajustes somente em 2021. Diante dessa realidade, torna-se ainda mais importante o trabalho de pesquisa de preços do Procon de Cachoeiro, realizado quinzenalmente.

A fiscalização nos postos de combustíveis é realizada sem a necessidade de denúncias de irregularidades. Durante a fiscalização, o Procon solicita aos representantes dos postos de combustíveis que forneçam as notas fiscais, para conferência, e informem o lucro bruto do estabelecimento.

A partir dos dados coletados, são redigidos relatórios direcionados ao Ministério Público, para que faça, também, as análises pertinentes. E as tabelas com os preços são divulgadas na página do Procon, no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br/procon).

Assim, além de fiscalizar, o órgão contribui para que os consumidores fiquem mais bem informados sobre os preços praticados em cada posto. “Esta é mais uma forma do Procon de Cachoeiro defender os direitos do consumidor. Nestes tempos de alta dos preços, o consumidor deve procurar o melhor valor praticado, com o intuito de economizar e incentivar a concorrência”, afirma o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Fabiano Pimentel.

Reunião

Na quarta-feira passada (6), o Procon de Cachoeiro realizou uma reunião com proprietários de postos de combustíveis, representantes do sindicato do setor e autoridades locais. O objetivo do encontro, realizado no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, foi discutir as razões dos valores praticados em Cachoeiro serem tão altos, chegando a ser o segundo município do Espírito Santo com preços mais elevados.

Na ocasião, houve a possibilidade de os proprietários dos postos se explicarem sobre os valores praticados em Cachoeiro, informando que o lucro varia entre 5% a 11%. Além disso, foi sugerida a realização de um encontro do Procon e governo estadual com as distribuidoras, o que deverá acontecer em breve.

Tags relacionadas: Procon