Connect with us

Cachoeiro de Itapemirim

Prefeitura realiza ação de conscientização sobre uso obrigatório de máscara

Postado

em

Prefeitura realiza ação de conscientização sobre uso obrigatório de máscara

Agentes fazem abordagens a pedestres e preenchem questionários com informações sobre o trabalho Foto: Divulgação/PMCI

Agentes comunitários de saúde e de endemia realizaram, nesta segunda-feira (10), um trabalho de conscientização a respeito da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção contra a Covid-19 em ambientes públicos. As ações ocorreram na região central e no interior de bairros de Cachoeiro. Elas terão continuidade na quarta-feira (12).

A atividade dos agentes consiste, principalmente, em abordar pessoas transitando sem máscara nas ruas. Durante as abordagens, os pedestres são questionados sobre seus conhecimentos a respeito da obrigatoriedade do uso de máscara, incluindo o início da aplicação de multa a partir de 1º de junho.

Cada agente preenche um questionário a partir das abordagens, colocando o quantitativo de pessoas abordadas sem máscara, quantidade de pessoas cientes das regras e número de pessoas que passaram a utilizar ou não a máscara após a abordagem.

“Além da ação de conscientização em si, os dados coletados pelos agentes são bastante relevantes para que o poder público tenha uma noção melhor sobre o grau de adesão das pessoas às medidas sanitárias e de como as informações estão chegando até a população”, comenta o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler.

Outras secretarias também atuarão nas ações de conscientização. Nesta terça-feira (11) de manhã, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) realizará ações lúdicas com cosplay e palhaço, percorrendo o trecho entre a praça Jerônimo Monteiro e o terminal rodoviário da avenida Beira Rio.

Multa

O uso de máscara de proteção em ambientes públicos e privados acessíveis ao público é obrigatório desde o primeiro semestre de 2020, como forma de combate ao novo coronavírus. No dia 30 de abril, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim publicou o decreto nº 30.534, que prevê multa para quem não fizer uso de máscara – reforçando, assim, a necessidade de utilização desse item pela população.

O valor mínimo da multa é de R$ 997 e não usar máscara, em ambientes fechados, será considerado um agravante. Foram estabelecidos 30 dias para a conscientização da população, antes que a regra entre em vigor.

“Procuramos sempre o diálogo antes de tomar qualquer medida. É muito importante que toda a população tenha consciência da gravidade da situação que estamos enfrentando com a pandemia e adote as medidas sanitárias”, afirma o vice-prefeito de Cachoeiro, Ruy Guedes, que coordena o Serviço de Comando Operacional (SCO) para combate à Covid-19 no município.

Tags relacionadas: Saúde