Connect with us

Destaque

Passeio virtual da Nave BRK atraiu crianças e adultos em Cachoeiro de Itapemirim

Postado

on

A passagem da Nave BRK por Cachoeiro de Itapemirim encantou pela tecnologia e pela mensagem ambiental apresentadas. Durante dois dias, o projeto itinerante da concessionária de água e esgoto atraiu crianças e adultos, movimentando  a Praça Jerônimo Monteiro, no centro do município. O objetivo foi estimular reflexões sobre atitudes sustentáveis e preservação da naturezapor meio de um passeio de realidade virtual ede uma sessão de cinema ao ar livre.

Além de atrair quem passou pela praça na segunda e na terça-feira, dias 4 e 5, o projeto Nave BRK atendeu estudantes de oito escolas da rede municipal de ensino. A professora Rosane Ramos Rufino, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emeb) Luiz Pinheiro, foi uma das educadoras que levou seus alunos para a visita.

“A Nave BRK é muito interessante e proveitosa. Os alunos ficaram encantados, tanto com a palestra quanto com os óculos de realidade virtual, onde eles puderam ver o que normalmente a gente fala na sala de aula”, disse. Quem também aproveitou a passagem do projeto pelo município, foi Ana Olívia Rangel, que levou o filho Pedro para conhecer a nave de realidade virtual.

“Achei incrível a iniciativa. As crianças ficaram maravilhadas. É uma oportunidade para todos, inclusive porque promove a acessibilidade para quem precisa. E as mensagens são bacanas, entre elas para não poluir o rio, sendo repassadas de forma simples, o que permite o entendimento por todo mundo”, comentou.

Em sua viagem pelas cidades brasileiras sob concessão da BRK Ambiental, o projeto Nave BRK segue agora para Recife, onde continua disseminando conhecimento ambiental para a população. “A BRK Ambiental tem um compromisso com a sustentabilidade, por isso realiza projetos que inspiram a mudança de comportamento na forma como as pessoas se relacionam com o meio ambiente”, destaca o diretor da concessionária em Cachoeiro de Itapemirim,
Bruno Ravaglia.

Entenda o projeto Nave BRK

A Nave BRK é um projeto inédito, fruto da parceria entre a BRK Ambiental e o Green Nation, que em 2019 percorrerá 22 municípios de diferentes regiões do Brasil. A iniciativa une tecnologia, ciência, cultura e entretenimento em uma experiência inovadora, que convida o público a aprender e refletir sobre os benefícios do saneamento básico e a importância da prática de atitudes sustentáveis no dia a dia.

O passeio pela nave, um ônibus adaptado especialmente para a experiência, começa ainda do lado de fora da atração. Em uma tela externa, um ator conduz um jogo de verdadeiro ou falso em um diálogo com o público sobre a importância das ações sustentáveis. A conversa traz ainda dados sobre o saneamento, com o objetivo de disseminar os conhecimentos sobre o tema e facilitar a conexão dos visitantes com o conceito de sustentabilidade.

Na sequência, o grupo é acomodado em poltronas instaladas no interior da nave e recebe os óculos de realidade virtual. Inicia, então, um voo sobre uma cidade e um rio, onde as pessoas se deparam com situações que estimulam reflexões sobre a geração de água; o abastecimento das cidades; a destinação ideal do esgoto; a importância da reciclagem e da preservação ambiental; os perigos do acúmulo de água parada e do descarte incorreto de resíduos; entre outras. Com olhar voltado para a inclusão, todos os óculos são equipados com recurso de audiodescrição e tradução em libras. 

“A viagem da Nave BRK foi uma experiência única. As situações retratadas no voo pela cidade foram repassadas de forma simples para que todos pudessem compreender. Todos que participaram, saíram da Nave BRK maravilhados”, destacou a responsável pela área de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Micheline Bernabé.

Comente Aqui!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *