Connect with us

Destaque

Marataízes: Prefeitura faz balanço das operações durante o carnaval

Postado

em

A Prefeitura de municipal de Marataízes criou uma força-tarefa durante o carnaval de 2021, contando com a guarda da cidade, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Fiscalização e Posturas para controlar e
conter aglomerações, notificar e multar empresas e pessoas que não cumpram ordens do decreto municipal.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar devem atuar para dispersar a aglomeração no espaço público como esta previsto do decreto. Em um episódio, assim que pediram para desligar as caixinhas de som, jovens começaram a jogar garrafas de vidro nos guardas e na polícia.

A partir daquele momento, foi necessário o uso de bombas morais e outros equipamentos menos letais para acabar com a aglomeração. Na madrugada do dia 14, eram cerca de 500 pessoas numa zona da Praia Central. No dia seguinte, esse número caiu pela metade e não havia palestrante. Na última noite de carnaval, não houve mais aglomeração. Uma pessoa foi presa.

Dentre os estabelecimentos comerciais que desrespeitaram as leis dos governos estaduais e o decreto municipal, a Prefeitura notificou, multou e gerou um relatório, que será encaminhado ao Ministério Público do Espírito Santo para tomar as providências cabíveis, podendo o proprietário inclusive responder a procedimentos legais.

Durante o carnaval, foram 3.095 atuações da “Operação Salva Mar ” conduzida pelo Corpo de Bombeiros de 13 a 17 de fevereiro. Entre eles: 1.428 medidas preventivas destinadas a orientar os banhistas sobre os possíveis riscos em uma determinada área do mar; 14 resgates; 92 hábitos esportivos inadequados; três crianças perdidas; 194 itens (lixo) retirados do mar; 678 informações; 684 orientações sobre animais na praia, dois atendimentos para portadores de necessidades especiais.