Connect with us

Destaque

Inovação com tecnologia para transmitir cerimônias de despedida ao vivo chega à Vitória

A partir de agora, quem está distante poderá participar dos velórios de forma online e gratuita

Postado

em

Perder pessoas que amamos é inevitável, por isso a cerimônia de despedida é um importante ritual onde amigos e familiares buscam apoio para passar por esse momento difícil. Infelizmente, algumas pessoas não podem participar presencialmente desta última homenagem, muitas vezes por estarem distantes.

E principalmente nessa época de pandemia, com cerimônias rápidas e sem aglomerações, muitas pessoas não conseguem participar e prestar suas últimas condolências. Vitória acaba de receber a tecnologia que torna possível a despedida de entes queridos através de cerimônias online: uma experiência ímpar, onde a pessoa poderá acessar a sala de homenagens de qualquer lugar do mundo pelo computador ou smartphone, basta ter acesso à internet.

A ideia é trazer um pouco de conforto a quem não pode estar presente fisicamente. Além disso, o serviço de transmissão pode ser solicitado de maneira gratuita. Segundo o portal da transparência, em 2019 foram registrados cerca de 2,5 mil óbitos, enquanto em 2020 esse número aumenta para aproximadamente 3 mil. Centenas de famílias perderam entes queridos no último ano, principalmente por causa da pandemia de COVID-19 que atingiu o mundo todo.

De acordo com a Prefeitura Municipal de Vitória mais de quinhentos óbitos foram em decorrência do vírus, totalizando 18% do número total de falecimentos na capital capixaba. Como consequência, muitas famílias não puderam, ou tiveram um tempo muito curto para velar seus parentes. Oferecido de modo gratuito, o serviço de transmissão online permite que familiares e amigos possam se fazer presentes em um momento de fragilidade e de união.

O Grupo Primícias tem como propósito o acolhimento das pessoas em um dos momentos mais difíceis da vida, quando perdemos um ente querido. Sabemos o quantos os rituais de despedida são importantes para a elaboração do luto e essa tecnologia nos permite acolher, mesmo a distância, e realizar a cerimônia de despedida de um familiar com respeito e dignidade. Para isso, foram instaladas câmeras nas salas e ambientes do Primícias Memorial House, que permitem acesso seguro aos familiares através de senhas. Hoje a participação virtual nos velórios aproxima as pessoas e permite demonstrar o carinho e atenção em momentos difíceis, e isso conforta”, informa Stael Veiga, Gerente de Atendimento do Grupo Primícias.

A tecnologia foi desenvolvida por uma startup mineira, que envia câmeras de alta resolução e oferece uma solução completa de transmissão para cemitérios, funerárias e crematórios. Com apenas seis meses de operação, a empresa já enviou sua solução para equipar empresas de onze estados do país. 

“A solução foi desenvolvida para atender rapidamente ao setor funerário, de forma simples e eficiente. Mas nosso principal foco foi gerar uma experiência aconchegante com acessibilidade extremamente simples para as pessoas que desejam participar da cerimônia de despedida, mesmo estando distantes fisicamente. A privacidade é garantida através de uma senha cadastrada para cada família, permitindo assim que somente as pessoas autorizadas recebam acesso à transmissão ao vivo”, revela Denilson Rocha, CEO da startup Adiau. 

Com essa parceria, a população capixaba já pode solicitar o serviço de maneira gratuita e totalmente segura no Primícias Memorial House, e proporcionar aos parentes e amigos que estão distantes um modo de se despedirem de seus entes queridos.

Comente Aqui!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *