Connect with us

Destaque

Facebook, WhatsApp e Instagram. Entenda o que aconteceu que causou uma pane global.

Segundo especialistas em segurança, tudo aponta para um problema de DNS.

Postado

em

Hoje (04/10) por volta de 12:20h usuários do whatsApp, Facebook e Instagram se depararam com a instabilidade dos serviços, foram mais de 7 horas impossibilitados de enviarem mensagens, publicarem stories e feeds.

Segundo o site Downdetector no início da pane, foram registrados um pico de quase 30 mil reclamações mundiais. O diretor do Facebook Mike Schroepfer publicou em seu Twitter um pedido de desculpa pela instabilidade: “Sinceras desculpas a todos os afetados pelas interrupções do serviço do Facebook. Estamos enfrentando problemas de rede e as equipes estão trabalhando o mais rápido possível para depurar e restaurar o mais rápido possível“.

Mas o que realmente aconteceu?
Segundo alguns especialistas em segurança apontam para um problema de DNS.
Dane Knecht, vice-presidente da empresa de servidores Cloudflare, disse em seu perfil no Twitter que a queda global do Facebook foi devido à queda do DNS e que “as rotas BGP” da empresa foram retiradas da internet.

O que é DNS?
Significa Domain Name System (Sistema de Nomes de Domínios), é um sistema hierárquico e distribuído de gestão de nomes para computadores, serviços ou qualquer máquina conectada à Internet, ou a uma rede privada.

Como funciona?
O processo de resolução do DNS envolve a conversão de um hostname (como www.exemplo.com) em um endereço IP fácil de ser entendido por um computador (como 192.168.1.1). Um endereço IP é fornecido para cada dispositivo na internet, e esse endereço é necessário para que o dispositivo de internet apropriado seja encontrado — como um endereço postal é usado para encontrar uma determinada casa. Quando um usuário deseja carregar uma página da web, precisa haver uma tradução daquilo que o usuário digita no navegador (exemplo.com) para o endereço de máquina necessário para localizar a página do site exemplo.com.
Já o BGP – Border Gateway Protocol (Protocolo de Portão de Fronteira) trata-se do sistema que decide por qual rota os seus dados vão trafegar até chegar ao destino escolhido.
Se o BGP sai do ar, a plataforma fica “sem direção” e não consegue mais encontrar o caminho entre o usuário e o serviço que ele quer acessar. Impedindo até mesmo os funcionários da empresa de terem acesso às ferramentas internas usadas para configurar o sistema e corrigir o problema. Devido a isso houve demora na correção da falha nas empresas do Facebook.

O jornalista especialista em segurança digital Brian Krebs publicou em seu tweet: “Confirmado: os registros DNS que informam aos sistemas como encontrar Facebook.com ou Instagram.com foram retirados esta manhã das tabelas de roteamento global. Você consegue se imaginar trabalhando no FB agora, quando seu email não funciona mais e todas as suas ferramentas internas baseadas no FB falham?

Sheera Frenkel, repórter do jornal norte-americano The New York Times, confirmou o ocorrido: “Acabei de falar ao telefone com alguém que trabalha para o FB que descreveu funcionários sem conseguir entrar nos prédios esta manhã para avaliar a extensão da pane porque seus crachás não funcionavam para abrir as portas“.

As redes voltaram a funcionar no início da noite. Segundo informações divulgada no site oficial de engenharia do Facebook, a pane foi provocada por uma falha na manutenção das configurações das plataformas. Ainda de acordo com a publicação, as informações dos bilhões de usuários não foram comprometidas.

Por: Léo Marinho

Comente Aqui!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *