Connect with us

Destaque

Covid-19: Veja por que é muito necessário fazer o isolamento social

Postado

on

O comportamento da população de Marataízes pouco mudou em relação à intensificação do Isolamento Social após o DECRETO-E Nº 697, DE 15 DE MAIO DE 2020. Isso pode ser observado ao compararmos o índice de isolamento social nos dias das semanas anteriores e durante o vigor do Decreto.

É necessário compreendermos  a importância do isolamento social. Para isso, precisamos primeiramente entender o  número básico de transmissão, desse modo, quantas pessoas um infectado contaminará.
No caso da COVID-19 o número básico é estimado entre 2,5 e 3 pessoas. Dessa forma, para cada pessoa infectada, outras 2,5 a 3 contrairão a doença, o que leva a uma progressão bem rápida, considerando que a doença seja transmissível no quinto dia pós-contágio.
Outro problema é que, como se trata de um novo vírus, praticamente toda a população é suscetível à infecção.
Como não possuímos vacina ou medicamento curativo para a COVID-19, nossa única alternativa é o isolamento social.

O isolamento social reduz a transmissibilidade, pois cada pessoa terá contato com um número menor de outras pessoas, havendo uma redução importante na velocidade de propagação da doença e, também, menos pacientes graves ao mesmo tempo, possibilitando que o sistema de saúde consiga lidar com a chegada de novos casos.
Com a redução da transmissibilidade causada pelo isolamento social, o número de casos simultâneos cai, e com isso, o número simultâneo de pacientes que necessitam de atenção hospitalar, ou, em alguns casos, até mesmo suporte em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e ventilação mecânica. 

Fazendo o isolamento social, evita-se a sobrecarga o que proporciona maior disponibilidade de leitos e equipamentos proporcionais ao número de casos.
É preciso mudar. É preciso agir. Praticar o isolamento social é uma questão de consciência, educação, empatia e amor ao próximo. A responsabilidade é de todos nós.