Connect with us

Destaque

Conselheiros Tutelares eleitos em 2019 são diplomados

A prefeitura de Piúma, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), diplomou na tarde de ontem (02) os novos Conselheiros Tutelares que irão atuar na cidade no período de 2020 a 2024. Os membros foram eleitos em pleito popular que aconteceu no dia 06 de outubro.

Postado

on

Na solenidade, que ocorreu no auditório da SEMAS, foram diplomados os candidatos eleitos e os respectivos suplentes, que puderam contar com a presença da prefeita interina Martha Scherres; a Secretária de Assistência Social Valquíria Silva; o presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Miranda; do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMCAP), Luciano de Araújo Pedroza.

A prefeita interina, Martha Scherres, parabenizou os novos conselheiros. “Quero parabenizá-los e desejar a todos um ótimo trabalho à frente de um setor de tamanha responsabilidade, e juntos vamos atuar sempre na proteção e defesa das nossas crianças e adolescentes”, finalizou.

“Hoje considero um momento importante dentro da política pública da assistência social, porque é na área da criança e do adolescente onde precisamos atuar com delicadeza, com sabedoria e com competência. Sem o CREAS, o CRAS e os conselheiros tutelares, nós não conseguimos fazer uma política pública adequada e direcionada à criança e ao adolescente. E aproveito para informar que o Ministério Público solicitou que os eleitos façam um curso de capacitação à distância que está aberto no sistema EAD para que os mesmos se qualifiquem. A única forma de realizarmos um trabalho de excelência é com qualificação, com conhecimento”, declarou a Secretária Valquíria. 

O presidente do COMCAP ressaltou a importância que o papel do conselheiro tutelar é sempre estar ativo a qualquer problema que vier a acontecer com as crianças e adolescentes. “Vocês são os olhos da sociedade. Geralmente as escolas e as famílias são quem procura por ajuda e, a partir disso, dentro da lei, é que os conselheiros irão agir em determinada situação”, disse Luciano de Araújo Pedroza.

Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é um órgão responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente. Este foi criado conjuntamente ao ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, instituído pela Lei 8.069/90. O Conselho Tutelar é formado por membros eleitos pela comunidade, sendo o processo conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Já a posse será no dia 10 de janeiro de 2020, onde os novos membros assumem.

Eleitos
Gabriel Albani – 261 votos
Rosana Andrade Oliveira – 251 votos
Daniele Vilela N. Menezes – 226 votos
Erinalda Silva Santos – 185 votos
Maria José Figueiredo – 182 votos

Suplentes
Valério Nascimento Bourguignon – 182 votos
Adeilson de Jesus Damasceno – 166 votos
Graciane Portela Ozório – 151 votos
Rosimar Benedito Aquino – 9 votos
Adriano Bassetto Pinto – 5 votos

Comente Aqui!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *