Connect with us

Destaque

BRK Ambiental destaca a importância do saneamento para a proteção das florestas

Proteger as florestas, os mananciais e cursos d´água
também é uma missão do saneamento

Postado

em

Nesta sexta-feira, 17 de julho, é comemorado o Dia de Proteção às Florestas no Brasil. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação de um dos grandes patrimônios naturais, lar de inúmeras espécies de animais e plantas e responsável pela qualidade de vida humana. E o saneamento básico também está ligado à proteção das florestas. Com a coleta e o tratamento do esgoto, as áreas de vegetação próximas a rios, córregos e nascentes são protegidas e até mesmo reestabelecidas.

Em Cachoeiro, atualmente, a disponibilidade do sistema de esgotamento sanitário é 98,31% inclusive nos distritos, evitando a poluição do Rio Itapemirim e dos córregos, índice alcançado por poucos municípios brasileiros. Ao todo, cerca de 21 milhões de litros de esgoto deixam de ser lançados diariamente no Rio Itapemirim.

A concessionária também é parceira da Floresta Nacional de Pacotuba (Flona) no Programa Sementes de Pacotuba, que mantém um banco de oferta de sementes florestais de espécies nativas visando à recuperação de áreas degradadas no sul do Estado. Por meio do programa, foram identificadas e marcadas 450 árvores matrizes de diversas espécies. Apoia, ainda, a produção de viveiro de mudas de diversas espécies do Bioma Mata Atlântica produzidas na Pastoral da Ecologia, voltada para a proteção de nascentes em Cachoeiro de Itapemirim.

A distribuição de mudas de espécies nativas também está entre as ações da BRK Ambiental, estimulando o plantio de mudas entre funcionários, familiares e clientes. A concessionária apoia ainda instituições parceiras que promovem iniciativas de recuperação de nascentes e reflorestamento.

“Destacamos sempre a importância do plantio e o papel fundamental das árvores nas preservações das águas, ar e solo, assim como o dever da população na conservação e manutenção dos recursos naturais”, ressalta o responsável pela área de Meio Ambiente da BRK Ambiental, Paulo Breda.