Connect with us

Cultura

Ações culturais são realizadas em escolas no sul do Estado

Música, história e poesia estão entre a programação dos eventos.

Postado

on

As Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) “Virgínia Nova”, em Rio Novo do Sul e “Professora Filomena Quitiba”, em Piúma, na macrorregião sul do Estado, organizaram ações de incentivo à cultura. Na última quarta-feira (20), a festa “Nas Ondas do Rádio” agitou a Escola Virgínia Nova com diversas apresentações.

O processo de organização teve início quando os professores desenvolveram um projeto de pesquisa, em que os alunos deveriam levantar dados importantes a respeito de músicas e cantores que fizeram sucesso desde a década de 1930, bem como o contexto histórico em que cada uma surgiu.

Associado a esse trabalho, os professores desafiaram os alunos a elaborarem painéis com imagens relacionadas aos dados levantados de cada década, que foram expostos no dia do evento. Além da criação das apresentações das danças, os estudantes também confeccionaram maquetes de televisões, rádios e vitrolas, respeitando a ordem cronológica da criação de cada uma das tecnologias.

Segundo a diretora da EEEFM Virgínia Nova, Rogéria Bernini Peterle, as apresentaçõesemocionaram o público. “Além de toda festa, foi realizado um trabalho pedagógico de diversos professores e colaboradores para o sucesso do evento”, disse.

Ela relatou ainda que “um dos pontos mais impressionantes da festa foram os discos de vinil coletados na comunidade e que fizeram parte da decoração da festa em painéis e no cenário utilizados no evento. Nossa festa trouxe muito aprendizado e foi um momento de interdisciplinaridade, que envolveu toda a comunidade escolar e familiares dos estudantes”.

Já a Escola Professora Filomena Quitiba realiza nesta quinta-feira (28), às 19 horas, o evento cultural intitulado “Um Dedo de Prosa”. O professor da unidade escolar, Wellinton Avila, disse que o projeto é tradição e conta sempre com grande participação da comunidade. “O tema escolhido para este ano foi a literatura. Esse momento cultural acontece em nossa escola há mais de 20 anos e se tornou uma ação de grande aprendizado e partilha”, afirmou o professor.

Comente Aqui!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *