Está aberta a temporada de confraternizações, encontros e, claro, comilanças! Mas calma. Não é porque a época envolve festas e comida boa, que você precisa exagerar. As comemorações de fim de ano devem ser momentos agradáveis, e não um gatilho para transtornos e compulsões alimentares.
Para quem está em processo de emagrecimento, possui algum tipo de compulsão alimentar ou segue uma dieta mais saudável e equilibrada durante o ano, esse pode ser um momento complicado܂Mas com algumas dicas, é possível comer sem culpa e se deliciar com os pratos típicos do final do ano.
Para ajudar você a não perder o foco, as nutricionistas Bruna Rabello, do Vitória Apart Hospital, e Alana Moraes, da Samp, listaram algumas dicas importantes:
- Se mantenha hidratado
Durante as festas de fim de ano, o consumo de bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos é maior. Essa combinação acaba sobrecarregando o nosso organismo, deixando o corpo mais inchado e aquela sensação desagradável de estufamento. “A água ajuda a manter o corpo hidratado e impacta positivamente no metabolismo”, afirma Bruna Rabello.
- Mantenha a rotina de alimentação
Não precisa ficar de jejum o dia todo para comer mais em alguma refeição específica. “Faça todas as refeições normalmente. Assim você evita episódios de compulsão”, alerta Alana Moraes
- Nada de beliscar
“Se você for cozinhar, não fique beliscando o que está preparando. A cada beliscada, são calorias a mais que você está ingerindo. Deixe para fazer a refeição na hora certa, junto de todo mundo”, diz a nutricionista da Samp.
- Faça escolhas inteligentes
É muito comum que as festas de final de ano sejam marcadas por uma grande quantidade de comida. “Na hora de montar o seu prato, observe todas as opções disponíveis e faça escolhas inteligentes e saudáveis, comendo apenas o que você realmente deseja naquele momento”, ensina a nutricionista do Vitória Apart.
- Saboreie sem Pressa: Aproveite cada garfada
Na hora da ceia, não tenha pressa para comer. Coma devagar, mastigue corretamente, aproveite o momento e preste atenção aos sinais de saciedade. Lembre-se que você não precisa comer em maior quantidade do que o seu corpo precisa, apenas porque tem muita comida à disposição.
- Cuidado com as sobremesas
Assim como na hora da ceia, as opções de sobremesa costumam ser variadas. “O doce costuma ser a ‘tentação’ de muita gente, por isso se atente à quantidade e saboreie devagar”, afirma Alana.
- Beba com moderação
“O consumo excessivo de álcool contribui para que a digestão fique mais lenta e faz com que alimentos mais gordurosos sejam consumidos em maior quantidade. Sendo assim, tenha cuidado e não abuse”, explica Bruna.
- Além da comida, busque a alegria
As festas dizem respeito não só a comida, mas também ao convívio com família e amigos! Observe e sinta as outras fontes de energia que estão em volta! A comida não é a única! Dance, converse, brinque e sinta a alegria de estar ali. O foco dessa época não deve ser só a comida.