BRK explica por que Cachoeiro é referência nacional quando o assunto é tratamento de água
Antes de chegar às torneiras dos imóveis, a água consumida pela população passa por um longo processo de tratamento. Em Cachoeiro de Itapemirim, a concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, a BRK, tem investido na modernização e na eficiência do acesso à água tratada e de qualidade, beneficiando a sede e os distritos.
A BRK possui sete estações de tratamento de água em operação, na sede e em Burarama, Conduru, Gironda/Santana, Itaoca, Pacotuba e São Vicente, garantindo cobertura total. A principal unidade, localizada na sede do município, possui capacidade para produzir mais de 51,8 milhões de litros de água por dia. Hoje, a média de operação é de cerca de 38 milhões de litros de água por dia, o que assegura o abastecimento contínuo da população.
Para manter a excelência no serviço, a concessionária realiza um rigoroso controle de segurança e qualidade, com análises que começam na captação e seguem por todas as etapas do tratamento. Somente em 2025, foram realizados 297.600 mil ensaios de qualidade da água em Cachoeiro e nos distritos, reforçando o compromisso da concessionária com a saúde e o bem-estar da comunidade.
O gerente operacional da BRK em Cachoeiro, Claudio Sobrinho, explica que “a água captada no Rio Itapemirim é elevada até a Estação de Tratamento João Goulart, na Ilha da Luz, por onde passa por etapas de tratamento que assegura integralmente a sua potabilidade e qualidade. Após o tratamento, a água é armazenada e, em seguida, enviada por meio de quatro adutoras para os principais centros de reservação da cidade. Temos 46 reservatórios no total, fornecendo água de acordo com o padrão de potabilidade exigido pelo Ministério da Saúde”.
Dos reservatórios, a água é distribuída para os bairros de Cachoeiro e os demais distritos e localidades, como Soturno, Sambra, Córrego do Brás, Coutinho e Córrego dos Monos. Segundo Claudio, todo esse processo é monitorado e ininterrupto, ocorrendo 24 horas por dia. “A estabilidade em nossa produção de água também é garantida pela Pequena Central Hidrelétrica (“PCH”), que fica ao lado da Estação de Tratamento de Água. A PCH tornou a sede da empresa autossuficiente em energia, garantindo mais segurança e qualidade aos nossos serviços”, completa.
Para o gerente operacional, a parceria com a população de Cachoeiro tem sido fundamental para que o município seja referência nacional quando o assunto é tratamento de água. “Atuamos nas comunidades fazendo a conscientização quanto ao consumo consciente e temos tido uma excelente resposta da população. Hoje, o cachoeirense consome cerca de 132 litros de água por habitante ao dia, enquanto o parâmetro nacional é de 150 litros por dia por habitante. Isso demonstra o quanto todos estão comprometidos em relação à responsabilidade ambiental com esse recurso”, finaliza Claudio.
Relatório anual de qualidade da água disponível à população Para conhecer em detalhes os dados de controle de qualidade da água adotado em Cachoeiro de Itapemirim, e entender o processo de tratamento da água consumida na cidade, a população pode consultar o relatório anual disponibilizado no site da concessionária. O informativo digital pode ser acessado, a qualquer momento, em: https://brkambiental.com.br/relatorio