A Samarco deu início a um amplo programa de qualificação profissional que vai percorrer 11 cidades capixabas até dezembro de 2025. O projeto Estação Samarco disponibiliza mais de mil vagas em cursos gratuitos nas áreas de estética, gastronomia, saúde e tecnologia, com foco na geração de emprego e renda para as comunidades atendidas.
As aulas serão realizadas em unidades móveis educacionais do Senac-ES, adaptadas para oferecer formações práticas e de curta duração, com carga horária entre 4 e 36 horas. Os cursos acontecerão nos turnos da manhã, tarde e noite, e cada unidade permanecerá cerca de 15 dias em cada município.
A primeira etapa começou no último dia 5, em Cachoeiro de Itapemirim, com capacitações em design de sobrancelhas, cuidados faciais, automaquiagem e primeiros socorros. As próximas cidades a receber o projeto são: Anchieta, Guarapari, Rio Novo do Sul, Vargem Alta, Piúma, Dores do Rio Preto, Alegre, Jerônimo Monteiro, Guaçuí e Muniz Freire.
Para participar, é preciso ter, no mínimo, 14 anos (dependendo do curso) e estar cursando ou já ter concluído o ensino fundamental ou médio. Em Cachoeiro, as inscrições estão sendo feitas na unidade móvel instalada próximo à Igreja Batista, no bairro Valão, ou na sede do Senac, na avenida Jones dos Santos Neves, 253. Nos demais municípios, os locais de inscrição serão divulgados pelas redes sociais da Samarco e do Senac-ES.
De acordo com a gerente de Impacto Social da empresa, Gabriela Bardavid, a ação reforça o compromisso da mineradora com o desenvolvimento local.
“Estamos investindo em oportunidades que fortalecem e diversificam a economia das regiões onde atuamos, sempre alinhados à nossa Política de Investimento Social e aos demais programas da Samarco”, afirma.