Setor de telesserviços amplia contratações no fim de ano, mas enfrenta escassez
Setor de telesserviços fecha o ano com mais vagas impulsionadas pelo consumo e pelas festas, mas enfrenta dificuldade para preencher postos nas grandes capitais
O Sintelmark- Sindicato Paulista da Empresas de Contact Center apurou que o setor de telesserviços — que engloba atividades de teleatendimento, call centers e centrais de relacionamento — encerra o ano com aumento na oferta de vagas, impulsionado pelo aquecimento do consumo e pela maior demanda por atendimento ao cliente no período de festas. Apesar do volume de oportunidades, empresas relatam dificuldade em preencher postos de trabalho, especialmente nas grandes capitais.
Segundo Luis Crem, presidente do Sintelmark, o modelo home office, já presente em cerca de um quarto das operações no país, ampliou o alcance das vagas. "Soma-se ao fato de que o setor vem substituindo cargos mais simples por inteligência artificial e oferecendo vagas para candidatos mais qualificados", observa Crem.
"Mesmo diante desses desafios, o setor segue como porta de entrada relevante para jovens à procura do primeiro emprego, mulheres, pessoas negras e LGBTQIA+ e trabalhadores em transição profissional", destaca o presidente do sindicato patronal. "Trata-se do setor mais inclusivo do país", enfatiza. Ele observa ainda que no mercado de trabalho, o equilíbrio entre oferta de vagas, qualificação e melhores condições de emprego será determinante para a sustentabilidade do crescimento do segmento nos próximos anos.
O Sintelmark mantém um site destinado à oferta de vagas das empresas associadas aos candidatos a emprego. Para acessar, basta clicar aqui.