Dados mostram que a Bahia vem ganhando espaço no turismo doméstico e internacional; porta-voz da Bahia Terra Turismo revela quais foram os destinos mais procurados para as férias de julho
A Bahia foi o terceiro estado brasileiro mais buscado para voos nacionais em 12 meses. Os dados integram um balanço realizado pela ForwardKeys, divulgados pelo portal Bahia Notícias. Com o feito, o estado manteve a posição de destaque no turismo doméstico.
Ainda de acordo com a análise, desenvolvida em parceria com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), 9% das buscas por destinos nacionais foram direcionadas à Bahia. O levantamento considerou 747 milhões de buscas por passagens aéreas dentro do Brasil.
“Nesse período, os perfis de turistas que mais buscaram os serviços da Bahia Terra Turismo foram famílias, casais e estrangeiros”, destaca.
O destino também ganhou destaque como o estado do Nordeste com o maior aumento na recepção de turistas internacionais entre janeiro e maio deste ano, conforme informações apuradas pelo Ministério do Turismo, em conjunto com a Embratur e a Polícia Federal. No período, 91.624 estrangeiros visitaram a Bahia, número 62,8% acima do que foi registrado nos cinco primeiros meses do ano passado, quando foram recebidos 56.276 turistas.
O levantamento aponta que os visitantes chegaram por via aérea e marítima, incluindo cruzeiros internacionais, Segundo a publicação do Ministério do Turismo, “os números refletem o fortalecimento da infraestrutura turística do estado, aliado ao potencial natural, cultural e histórico que atrai viajantes de diversas partes do mundo”.
De acordo com Pedreira, os passeios ou serviços mais requisitados durante o mês de julho incluíram transfers e passeios em Salvador e outras regiões turísticas.
“Costumamos dar uma recomendação prática aos turistas: a principal dica é reservar com antecedência e ficar atento às políticas e características de cada passeio e transporte, o que varia muito para cada região da Bahia”, alerta.
Sazonalidade influencia o planejamento de agências
Pedreira explica que a sazonalidade do mercado impacta diretamente o planejamento das agências de receptivo para períodos de baixa e alta temporada.
“Na alta estação (verão), é necessário investir e aumentar a mão de obra nos atendimentos e receptivos. Já na baixa estação (inverno), o ideal é manter a equipe base para continuar com o padrão de atendimento e qualidade”, esclarece.
O especialista da agência de turismo receptivo Bahia Terra Turismo observa que o comportamento atual dos turistas em relação ao planejamento de viagens dentro do estado apresenta uma variação considerável entre os destinos de praias e montanhas.
“O litoral da Bahia é muito grande, com mais de 900 quilômetros de extensão, mas temos a Chapada Diamantina que também é muito requisitada pelos turistas”, finaliza Pedreira.