Nos últimos anos, economia surpreendeu positivamente, mas agora Brasil enfrenta série de desafios, como juros altos, inflação pressionada e incertezas internacionais, afirma José Maurício Caldeira
A política monetária restritiva vai elevar o custo do crédito. Juros altos desestimulam os empresários a fazer investimentos, o que desaquece a economia e desacelera o Produto Interno Bruto (PIB).
“Embora o desempenho da economia tenha surpreendido positivamente nos últimos anos, em 2025 haverá menos impulso fiscal por parte do governo, além do forte aperto monetário que será sentido, sobretudo, no segundo semestre”, avalia José Maurício Caldeira, sócio conselheiro da Colpar Brasil e Adone Holding, grupos que atuam em diversos setores da indústria e do agronegócio no Brasil e exterior. “Vamos ver se teremos nova surpresa em 2025.”
Além dos juros, os gastos públicos e a inflação também serão desafios para 2025. O pacote fiscal apresentado pelo governo no final do ano passado não convenceu os agentes financeiros de que a trajetória da dívida pública entrará numa rota sustentável. O mercado espera o anúncio de mais medidas de contenção de gastos.
Por fim, outro item a ser considerado é o cenário externo à frente, de maior incerteza global, sobretudo em função dos Estados Unidos, pondera Caldeira. O presidente Donald Trump prometeu na campanha eleitoral um reajuste generalizado das tarifas de importação para proteger os bens fabricados nos EUA.
Pelas declarações de Trump, os produtos chineses poderão ser taxados em 60%, os dos vizinhos México e Canadá em 25% e dos demais países em percentuais variando entre 10% a 20%. Se isso ocorrer, os países afetados pelas novas taxações deverão retaliar os Estados Unidos e também aumentar as tarifas.
Uma eventual guerra tarifária pressionará a inflação mundial, levando a uma subida dos juros internacionais, o que se traduziria em um ambiente mais desafiador para as economias emergentes. “Até que a névoa de dúvidas se dissipe, teremos meses de incerteza à frente”, finaliza José Maurício Caldeira.