O passeio pela Avenida Paulista também pode aproximar os viajantes da cultura oriental. A Japan House São Paulo (JHSP), espaço dedicado ao universo contemporâneo e tradições japonesas, sempre promove exposições, rodas de conversa, palestras, workshops, e outras atividades abertas ao público em geral de forma gratuita. Neste ano, a JHSP apresenta as mostras “A vida que se revela” e “Princípios japoneses – design e recursos”. A primeira, em cartaz no 2° andar da instituição, convida o público a conhecer os trabalhos de Tokuko Ushioda (1940) e Rinko Kawaushi (1972), duas fotógrafas japonesas, de diferentes gerações, que registram os cotidianos de suas famílias de forma intimista e poética. Já a segunda exposição, que ocupa o andar térreo da JHSP, explora diferentes projetos voltados para a sustentabilidade, trazendo iniciativas de valorização de técnicas tradicionais japonesas, uso de materiais não convencionais, e evidenciando a importância do conceito japonês mottainai, ou “não desperdício”.
Outra opção de destino para uma tarde de férias ou para quem visita a cidade são os três prédios que compõem a Pinacoteca de São Paulo. Dividido entre os edifícios Pina Luz, Pina Estação e Pina Contemporânea, o museu é considerado o mais antigo da cidade, completando 120 anos em 2025, e recebendo 18 exposições inéditas ao longo do ano em comemoração do aniversário.
Já voltada para a arte afro-diaspórica, a exposição inédita “Ancestral: Afro-Américas – Estados Unidos e Brasil”, em cartaz no Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB-FAAP) até 26 de janeiro, reúne obras de 73 importantes artistas afrodescendentes. Com peças dos brasileiros Abdias do Nascimento, Bispo do Rosário, Gabriella Marinho, Mônica Ventura e Rosana Paulino, e dos norte-americanos Kara Walker, Hank Willis Thomas, Simone Leigh, e Nari Ward, a mostra tem curadoria conjunta de Ana Beatriz Almeida e Lauren Haynes.
Com a continuidade do fortalecimento da imagem de São Paulo no exterior, a expectativa é que o número de espaços culturais cresça ainda mais no Estado, assim como a oferta de programações acessíveis, atraindo ainda mais o interesse dos turistas.
Serviço:
Museu de Arte de São Paulo (MASP) Endereço: Av. Paulista, 1578 Horário de funcionamento: terça-feira, das 10h às 20h; quartas, quintas, sábados e domingos, das 10h às 18h; e sexta-feira, das 10h às 21h Mais informações sobre ingressos e exposições no site
Japan House São Paulo “A vida que se revela” e “Princípios japoneses – design e recursos” Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h. Entrada gratuita. Reserva online (opcional) no link. Mais informações no site.
Pinacoteca de São Paulo Pina Luz Endereço: Pça. da Luz, 2 Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h Pina Estação Endereço: Lg. General Osório, 66 Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h Pina Contemporânea Endereço: Av. Tiradentes, 273 Horário de funcionamento: de quarta a segunda, das 10h às 18h Mais informações no site.
Museu de Arte Brasileira da FAAP “Ancestral: afro-américas [Estados Unidos e Brasil]” Endereço: R. Alagoas, 903 Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h Entrada gratuita. Mais informações no site.