Com o título, ApaixonHECI, o Hospital Evangélico de Cachoeiro (HECI) foi reconhecido com o Prêmio Luiz Nivaldo da Silva de Boas Práticas na categoria ‘Dignidade Humana’, graças ao projeto de inclusão social desenvolvido em parceria com a APAE Cachoeiro, cuja iniciativa tem o propósito da inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho. Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital é premiado.
Em 2023, o projeto Tele Enfermagem Pré Operatória, apresentado pela equipe de enfermagem, também na categoria Dignidade Humana. “O ApaixonHECI surgiu de uma provocação do Ministério Público do Trabalho. A partir disso, realizamos as primeiras reuniões para entender as demandas e necessidades da APAE, foi assim que nossa história começou,” recorda Cristiane Dias, coordenadora de Recursos Humanos do HECI.
O hospital selecionou os jovens aprendizes que atuam em diversos setores por três dias da semana, além de irem à escola regularmente. Cada um dos participantes trouxe ao hospital uma nova perspectiva, demonstrando que o potencial humano não tem limites. Entre os jovens aprendizes que integram o projeto, está Kênia da Silva Cunha, que atua no setor de Nutrição. “Eu já conhecia o Hospital Evangélico de Cachoeiro. Estou aprendendo as coisas aos poucos e estou muito feliz com o meu trabalho,” frisa.
O impacto positivo do projeto não se limita aos participantes. Para Joedi Silva da Cunha, irmão de Kênia, a iniciativa tem transformado vidas. “O Hospital Evangélico de Cachoeiro não tem apenas a função de salvar vidas. Ele tem transformado vidas com esse projeto de inclusão social,” avalia. Cláudio Ferrari, um dos jovens, faz um relato inspirador.
Ele compartilhou que a sua contratação pelo hospital, o tornou uma inspiração para outros colegas da escola. Sua mãe, Polichênia Teodoro disse que o filho tem desenvolvido ao longo do tempo, habilidades como autonomia e comunicação de maneira exemplar. Claudio hoje atua no setor de arquivo da unidade de Quimioterapia, onde mantém uma rotina de tarefas de maneira impecável.
Ao longo do tempo, Claudio vem sozinho para o trabalho e mostra satisfação em dizer que trabalha no hospital, cuida do valor que recebe mensalmente e não esconde a gratidão que tem pela mãe por todo cuidado e amor dispensado a ele.
O projeto ApaexonHECI é um exemplo de como iniciativas de inclusão além de transformar vidas, também inspira mudanças em toda a comunidade, promovendo dignidade, igualdade e oportunidades para todos.
Saiba mais! Fundado em 1958 por um grupo de membros de Igrejas Evangélicas, o hospital surgiu com o nobre propósito de ampliar os serviços de saúde na região, que na época carecia de melhorias significativas. Após um longo período de preparação, o hospital iniciou efetivamente suas operações em 1986, tornando o hospital referência na saúde do capixaba.
O Hospital Evangélico de Cachoeiro é credenciado pelo SUS, sendo referência em Oncologia/ Hematologia Oncológica, Cardiologia Clínica e Cirúrgica, Pediátrica e Adulta, Neurocirurgia e Atendimento de AVC. Neste ano, o HECI completou 66 anos de história.