Itapemirim representará o Espírito Santo na Copa Nacional Quilombola de FutebolA equipe de Graúna se classificou ao ficar em 1º lugar na fase Estadual.
Em busca da taça no Maracanã! Isso mesmo, a equipe de Itapemirim “Esporte Clube Graúna Quilombola” está nos últimos preparativos para viajar para o Estado do Rio de Janeiro, onde irá representar o Espírito Santo na Copa Nacional Quilombola de Futebol, que terá sua partida final, nada menos do que, no Estádio Jornalista Mário Filho, o “Maracanã, com arbitragem de Anderson Daronco (famoso por atuar em grandes competições).
Os 20 atletas da Comunidade Quilombola de Graúna estão treinando pesado para fazer bonito na competição. O roteiro será corrido, e promete ser uma experiência inesquecível. A equipe viaja dia 12 pela manhã, e ao chegarem já participam da solenidade de abertura. Os jogos estão previstos para os dias 13, 14 e 15 de dezembro, quando acontecerá a partida final no Maracanã. “Serão 03 (três) jogos na primeira fase (Grupo 02: Espírito Santo| Alagoas| Amazonas| Mato Grosso do Sul) + semifinal e final. Estamos nos preparando há vários meses, mas com certeza a torcida dos Capixabas será uma força a mais dentro do campo,” afirmou o Maycon Machado, membro da comissão técnica do Graúna, que é composta por 05 (cinco) profissionais.
Além de estarem afinados nas quatro linhas do gramado, todos os atletas passaram por uma equipe médica disponibilizada pela Prefeitura, atestando o estado de saúde adequada para a atividade esportiva. A equipe também recebeu do Município um uniforme de viagem para fazer bonito na competição. O transporte dos jogadores ficou sob responsabilidade do Governo do Estado.
O “Esporte Clube Graúna Quilombola” se classificou para a competição nacional em agosto de 2024, ao conquistar o título de Campeão da etapa Estadual da Copa.
A Copa Nacional Quilombola é promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e a organização Uma Gota no Oceano, que tem como objetivo valorizar a cultura e as tradições quilombolas, e promover a visibilidade das comunidades quilombolas no Brasil, destacando o papel do esporte como catalisador de mudanças sociais.
Boa sorte aos nossos atletas. Que façam bonito por Itapemirim e pelo Espírito Santo.