Desta quarta-feira (06) a sexta-feira (08), uma equipe da Secretaria de Educação da cidade de Fortaleza, no Ceará, está visitando escolas da rede municipal canela-verde com o objetivo de compartilhar experiências de boas práticas e fortalecer a implementação da metodologia Acesso Mais Seguro (AMS) em Vila Velha.
Trata-se de um programa desenvolvido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) que estabelece um conjunto de medidas, incluindo protocolos de gestão de riscos e treinamento de profissionais, para prevenir e reduzir as consequências da violência contra alunos e a comunidade escolar.
De acordo com a assistente social da Secretaria Municipal de Educação, Thaís Ricarte, Vila Velha está ampliando a implantação do AMS, visando à proteção e garantia do direito de aprendizado dos estudantes, e a capital cearense é referência nacional, com adesão ao programa desde 2018.
“Essa é uma troca muito importante. Estamos cada vez mais empenhados em aperfeiçoar os fluxos de trabalho com o intuito de reduzir os impactos da violência nas escolas, bem como acolher a comunidade escolar, por meio de um trabalho realizado pela Gerência de Saúde, Educação e Prevenção, junto às parcerias existentes”, afirmou a assistente social.
Além do intercâmbio de boas práticas, a comitiva fortalezense participará de reuniões com a equipe multidisciplinar da Semed para debater e alinhar principais medidas preventivas e gestão de estresse e crise, bem como difusão dos protocolos para unidades de ensino da rede.