O Encontro dos Amigos da Praça Vermelha, evento que integra o calendário oficial da Festa de Cachoeiro, acontece no próximo sábado, dia 29, a partir das 19h30. Em sua 35ª edição, vai homenagear Bartira Baptista como Cachoeirense Ausente da Praça; Maria Helena Fraga Lázaro, como Cachoeirense Presente da Praça; e Fernando Moura, que irá receber a Comenda Sebastião Magalhães, o Aúa.
A festa aconteceu pela primeira vez em 1986, durante as comemorações oficiais da cidade, para reunir os amigos ausentes e presentes que frequentavam o famoso bar CDM e o não menos célebre Dok’s Bar, ambos na Praça Francisco Abrahão. A praça fica localizada na entrada da Ponte de Ferro, hoje denominada Ponte Demisthóclides Baptista, em homenagem ao grande líder ferroviário e deputado federal cachoeirense Batistinha, assassinado no Rio de Janeiro, em 1993.
Historicamente, o lugar era ponto de encontro de jornalistas, estudantes, ferroviários e políticos ligados a movimentos de esquerda, como Batistinha, e daí surgiu o nome Praça Vermelha. Mas muitos integralistas, que compunham a direita da época, também passaram a frequentar o local, que acabou reconhecido como um espaço democrático, onde o embate de ideias sempre ocorreu com alegria e respeito.
Hoje, os bares já não existem, mas a Festa continua, mantida por antigos frequentadores e uma nova geração que se aproxima, interessada em manter a tradição. A escolha dos homenageados é feita em reuniões normalmente realizadas no Bar do Careca, no Mercado Municipal do Amarelo. E o objetivo, segundo os organizadores, continua o mesmo:
“Queremos reunir os amigos cachoeirenses que moram aqui ou em outras cidades, sejam de direita ou esquerda, ricos ou pobres, tricolores, vascaínos ou flamenguistas, estrelenses ou fidalgos, pretos, brancos, seresteiros, roqueiros, enfim, pessoas que amam a nossa cidade e que se respeitam, apesar das diferenças. Este sempre foi o espírito da Praça Vermelha e o motivo da nossa Festa”, finaliza a jornalista Célia Ferreira.