O programa “Vila Velha Descarbonizada” para neutralização do carbono é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha, e é um passo fundamental para a sustentabilidade do município. Afinal, a descarbonização permite a redução das emissões de gases de efeito estufa, contribui com a redução das mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente.
O Programa que será lançado nesta quinta-feira (20), pelo prefeito Arnaldinho Borgo, consiste em ações integradas e abarca todos iniciativas em execução ou prestes a iniciarem visando à redução da emissão do carbono e à preservação do meio ambiente. O evento de lançamento será a partir das 19h30, no Cerimonial Boulevard Hall, localizado na Luiz Manoel Vellozo, 1100, Praia de Itaparica.
Dentre as iniciativas do Programa Vila Velha Descarbonizada está o Plano de Arborização Urbana, cujo edital de licitação já está aberto. O plano irá promover o plantio de novas árvores por toda a cidade, com georreferenciamento e com espécies adequadas, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e a redução de carbono em suspensão.
O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, o PRAD, que permitirá o plantio de 50 mil mudas em unidades de conservação do município, também é essencial para restaurar ecossistemas e aumentar a biodiversidade local. Adicionalmente, a recuperação da restinga em toda a orla do município e a recuperação de área degradada dentro do Parque Natural Municipal de Jacarenema são ações concretas, com 10.900 mudas plantadas, para revitalizar áreas ecologicamente sensíveis e proteger a fauna e a flora locais.
A implantação de fazenda fotovoltaica, com instalação de painéis solares em prédios públicos do município, será fundamental para a geração de energia limpa e renovável.
Além disso, a implantação de 50 km de novas ciclovias, 650 patinetes elétricos e 20 estações com 210 bikes estão incentivando cada vez mais o uso consciente de meios de transporte sustentáveis, reduzindo a emissão de gases de carbono na atmosfera.
A transformação de lixo em gás biometano, por grupos empresariais que vão investir milhões de reais, gerando empregos diretos e indiretos na cidade, mostra o potencial sustentável que a cidade possui na chamada economia verde.
Para o prefeito Arnaldinho Borgo a mudança de cultura, projetos integrados, atração de capital e novos investimentos para a cidade, aliada ao cumprimento de objetivos de desenvolvimento sustentável, estabelecidos pela ONU, mostram não só a preocupação com o futuro, mas como soluções no presente poderão frear os impactos cada vez emergentes no clima.
“Aquele discurso de ‘qual legado deixaremos para as futuras gerações?’ não pode mais ser prorrogado para as futuras gerações. São ações agora, no presente, com o que temos de tecnologia, inovação, recursos sustentáveis é que nos darão não só um futuro, mas um presente equilibrado. Recebemos o Grupo Lara e MDC e conhecemos o importante investimento da transformação do lixo em biometano. Estamos falando que após conclusão da planta de produção deixaremos de emitir 170 mil toneladas de CO²eq no ar da nossa cidade. O conjunto de investimentos que estamos realizando para recuperar as áreas protegidas, arborizar a cidade, acabar com a poluição nos rios e canais da cidade são contribuições significativas na preservação”, disse o prefeito.
Para o secretário de meio ambiente Ricardo Klippel, o Vila Velha Descarbonizada é mais do que uma política pública.
“O Programa é uma promessa de cuidado com o nosso ecossistema. Estamos dando passos concretos para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e proteger nossa biodiversidade. Para mudar o mundo precisamos agora realizar melhorias no nosso entorno e todos nós temos contribuição a dar nesse processo. Não pode ser uma preocupação administrativa de setor público, precisa ser um compromisso da sociedade”, finalizou.
Conheça algumas ações do Vila Velha Descarbonizada
– 10.900 mudas plantadas, para revitalizar áreas ecologicamente sensíveis e proteger a fauna e a flora locais. Áreas já beneficiadas: Parque de Jacarenema, restinga das orlas, Parque da Prainha, Morro do Moreno e Parque da Manteigueira.
– Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, o PRAD, que permitirá o plantio de 50 mil mudas em unidades de conservação do município. Áreas que serão contempladas: Parque de Jacarenema, Parque da Manteigueira e Morro do Penedo.
– Recuperação de 230 mil m² após conclusão do PRAD. Área equivalente a 28 campos de futebol, iguais ao do estádio do Maracanã, no Rio, ou Kleber Andrade, em Cariacica.
– Plano de Arborização Urbana, cujo edital de licitação já está aberto, irá promover o plantio de novas árvores por toda a cidade, com georreferenciamento e com espécies adequadas.
– Construção de 50 km de novas ciclovias, implantação de 650 patinetes elétricos e 20 estações com 210 bikes e estão incentivando cada vez mais o uso consciente de meios de transporte sustentáveis, reduzindo a emissão de gases de carbono na atmosfera.