O Sicredi se solidariza com toda a população do Rio Grande do Sul, Estado onde nasceu e cresceu. Neste momento, todos os nossos esforços têm um único objetivo: cooperar, por isso está envolvido em diversas ações, como o resgate de pessoas, a organização de iniciativas para arrecadação de doações e apoio às necessidades emergenciais dos municípios impactados.
Todas as cooperativas estão mobilizadas para apoiar colaboradores, familiares, associados e os locais afetados. O Sicredi está presente em 97% dos municípios gaúchos e essa proximidade com a região permite iniciativas alinhadas às necessidades mais urgentes. Em 49 das cerca de 400 cidades atingidas, o Sicredi é a única instituição financeira, e por isso estamos mantendo todos os canais digitais, o telefone e a maior parte das agências em funcionamento, e trabalhando fortemente para restabelecer as agências mais atingidas.
Para os associados impactados, nas regiões mais atingidas, foram tomadas diversas ações, incluindo a postergação do vencimento de empréstimos e financiamentos e o bloqueio de protestos e negativações automáticas de títulos.
Assim como, o postergamento do vencimento de parcelas e vigência dos contratos de seguros patrimoniais e isenção do pagamento de multas e juros por atraso em consórcios. Foram intensificadas as medidas para atender de forma rápida e sem custo a emissão de segunda via de cartões, a substituição de maquininhas danificadas e o atendimento para acionamentos de seguros.
Com objetivo de apoiar as comunidades atingidas, o Sicredi convida a unir os esforços, incluindo doações por meio da Fundação Sicredi. As doações recebidas por meio do Pix da Fundação Sicredi serão destinadas à compra de recursos e mantimentos, que serão distribuídos à população dos municípios atingidos. Para contribuir, os interessados podem enviar suas doações voluntárias para a chave pix ajuders@sicredi.com.br, conferindo o nome favorecido como Fundação Sicredi.