Connect with us

Cidades

Educação de Vitória em parceria com a Findes elaboram projeto inovador

Published

on

Conectar os estudantes às tendências e desafios da indústria moderna, preparando-os para o mercado de trabalho atual e futuro. Esse é o objetivo do projeto “Explorando a indútria 5.0”, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, localizado em Resistência, com cerca de 70 estudantes do 9º ano.


Estudantes da Emef Rita de Cassia Oliveira em visita pedagógica ao Findes LAB

A proposta foi desenvolvida pela diretora da Emef, Elaine Vieira, juntamente com o pedagogo Ricardo Silva, e conta com a valiosa parceria do Findes LAB, o hub de inovação da indústria capixaba, que contribui com palestras mensais ministradas por profissionais experientes. Os temas abordam inovação, ética, sustentabilidade e, especialmente, Inteligência Artificial (IA).

“Com o passar do tempo, acompanhamos a evolução das tecnologias e a forma de enxergar o mundo e suas complexidades também acompanham o ritmo dessas transformações. A educação também está em constante evolução e não podemos ficar de fora das novidades. Organizamos um planejamento mais robusto para as turmas dos 9º anos, de forma a apresentá-los o que há de mais moderno em nível de tecnologias e inseri-los nesse mundo de uma forma inovadora. A indústria 5.0 tem o propósito de alavancar a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade cognitiva em lidar com máquinas inteligentes”, explicou a diretora Elaine Vieira.

As atividades acontecem nas instalações do Findes Lab, proporcionando um ambiente enriquecedor. Cada ação é acompanhada por professores e pelo pedagogo da escola, garantindo que a experiência seja integrada ao currículo e alinhada aos objetivos educacionais. Os estudantes têm acesso a materiais digitais em sala de aula, introduzindo os conceitos fundamentais da Indústria 5.0. Recentemente, participaram do programa “Shell Arena Jovem” promovido pelo FindsLab, explorando o empreendedorismo juvenil.

Em aulas práticas na escola, os alunos experimentam vivências de jovens empreendedores bem-sucedidos. A professora de matemática introduziu conceitos de inteligência financeira, despertando novas perspectivas nos estudantes. Sara Breda, estudante do 9° ano, expressou entusiasmo: “A Palestra foi incrível, fora que conhecemos de dentro o prédio do Findes, que eu nem sabia que podia entrar lá! Estou muito animada e os meus colegas também”.

Ao abandonar a teoria em prol da prática, o projeto visa não apenas à absorção eficaz de conhecimento, mas também à aplicação de conceitos em situações tangíveis. Os estudantes, ao desenvolverem habilidades técnicas essenciais, preparam-se para os desafios complexos do futuro.

“Queremos que o mercado também veja o quanto nossos estudantes são especiais. A jornada na indústria 5.0 também desempenha um papel crucial na preparação para o amanhã. A exposição a tecnologias emergentes coloca esses jovens na vanguarda da inovação, capacitando-os a enfrentar as demandas de um mundo cada vez mais digital”, destacou o pedagogo Ricardo Silva.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As Mais Destacadas