A EDP foi reconhecida pelo seu papel de liderança e desempenho no combate às alterações climáticas pela CDP, organização ambiental sem fins lucrativos, que inclui a empresa na sua ‘A List’ anual.
Com base nos dados reportados por meio do questionário Climate Change 2023 da organização, a EDP faz parte de um restrito número de empresas globais, entre mais de 23 mil empresas pontuadas, que obtiveram rating máximo de ‘A’. A EDP Brasil também recebeu a avaliação mais alta na categoria relacionada com transparência e performance na ação climática.
A companhia ainda se destacou na área de gestão da água (‘water security’), que avalia as empresas que mais reduziram os riscos e melhor geriram esse recurso: a EDP é uma das utilities de destaque no grupo de líderes mundiais.
É o sétimo ano em que a EDP é mencionada pela CDP nesta área, fortalecendo assim o seu compromisso com a sustentabilidade e a transição energética. Uma ambição que se encontra refletida no Plano de Transição Climática do grupo – documento que reúne as principais metas estratégicas da empresa, como abandonar o carvão até 2025, ser 100% verde até 2030 e alcançar o net zero até 2040 –, e em linha com os exigentes padrões de ação ambiental, impacto social e governança.
“A EDP volta a integrar a prestigiada ‘A List’ da CDP pelo seu notável empenho na ação climática. Este reconhecimento resulta do nosso compromisso inabalável com a sustentabilidade e a transição energética, tal como refletido no nosso Plano de Transição Climática. Com a avaliação rigorosa da CDP e o alinhamento com os padrões do TCFD, não estamos apenas estabelecendo objetivos – estamos construindo ativamente um futuro sustentável”, afirma Rui Teixeira, CFO do grupo EDP.
Totalmente alinhada com a TCFD (Task Force on Climate-Related Disclosures), a CDP detém a maior base de dados ambientais do mundo, sendo as suas classificações usadas como referência em processos de decisão de investimento e compras rumo a uma economia sustentável e neutra em carbono. No último ano, mais de 740 instituições financeiras com mais de 136 triliões de dólares em ativos solicitaram às empresas que divulgassem dados sobre impactos ambientais, riscos e oportunidades, por meio da plataforma do CDP – um recorde de 23 mil empresas responderam.
Após a divulgação dos resultados, Sherry Madera, presidente da CDP, felicitou todas as empresas da ‘A List’ e as que iniciaram ou aceleraram a sua jornada com o objetivo de uma ação climática mais robusta e de maior transparência na sua execução e divulgação. “Ganhar um lugar na ‘A List’ é mais do que a pontuação. É uma indicação de alta qualidade, dados completos que equipam as empresas com uma visão holística do seu impacto ambiental, que serve como uma linha de base para os planos de transição e que lhes permite seguir as suas ambições”, comentou.
A lista completa das empresas que integram a ‘A List’ da CDP deste ano está disponível aqui.