Em época de férias escolares e dias de muito calor, é comum que as famílias encontrem na praia uma boa alternativa para garantir a diversão dos pequenos. Mas para que a experiência seja bem-sucedida, sem resultar em problemas de saúde, alguns cuidados são importantes. Do protetor solar à alimentação, tudo deve ser devidamente preparado.
É no verão, por exemplo, que crescem os casos de gastroenterite. A pediatra do Vitória Apart Hospital, Fernanda Balzana Estefan, explica que isso acontece porque o calor pode facilitar a proliferação de bactérias nos alimentos.
“Cuidado com alimentos consumidos em dias longos de praia. Alimentos crus ou mal cozidos podem representar um risco maior de contaminação. Prefira os alimentos cozidos adequadamente. Lavar sempre as mãos e evitar engolir água contaminada de praias e piscinas. Além disso, manter as crianças hidratadas e com a vacinação em dia, principalmente aquelas que previnem contra os vírus gastrointestinais como a do rotavírus”, orienta a pediatra.
É difícil saber a procedência dos alimentos vendidos à beira-mar, por isso a melhor alternativa é combinar previamente com a criança aquilo que ela poderá comer na praia. Uma boa dica para fugir de comidas nada saudáveis, e ainda economizar, é levar uma bolsa térmica com lanches feitos em casa.
Não sabe o que levar para as crianças comerem na praia? Então anote as dicas da nutricionista Bruna Rabello: “Sanduiches feitos com pão integral, frutas como melancia, mamão, melão, morango e laranja, que ajudam na proteção da pele contra o sol. Leve a fruta inteira, em pedaços ou faça sucos, sem coar e nem adicionar açúcar. Salada de frutas, biscoitos integrais, biscoito de polvilho, pipoca e bolos caseiros sem cobertura. Evite biscoitos recheados e industrializados. Levar milho cozido também é uma boa ideia. Além de mais saboroso, você ainda evita consumir milhos que podem ter sido preparados em águas contaminadas”, indica a nutricionista do Vitória Apart.
Para você não esquecer:
- Água é indispensável. A melhor forma de manter as crianças hidratadas é bebendo bastante água. Forneça sempre, em intervalos curtos de tempo
- Evite a exposição solar no período das 10h às 16 horas. Use chapéu e sombrinha
- Use e abuse do protetor solar. Verifique com seu pediatra a melhor opção para o seu filho
- Respeite a sinalização das praias. Não entre quando o mar estiver agitado e sempre vigie as crianças: elas são curiosas e não tem noção de perigo
- Escolha um adulto para ficar de olho na criança. A maior parte dos casos de afogamento ocorre em reuniões de grupo ou família, onde um acha que o outro está vigiando a criança
- Evite alimentos expostos ao sol por longos períodos.
- Curta o verão, brinque com as crianças, crie memórias, estreite laços.