A Samarco participou da conferência mundial Sustainable Industrial Processing Summit (SIPS) promovida no Panamá, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, pela corporação Flogen Stars Outreach. A empresa é uma das patrocinadoras do encontro que reuniu representantes de cerca de 80 países para apresentações de cases e desafios sobre ciência e engenharia industrial, além de apoiar a participação de cerca de 9 alunos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no simpósio.
Estiveram presentes o presidente, Rodrigo Vilela, que apresentou a palestra “Os Desafios e Oportunidades da Samarco rumo à Agenda 2050 Sustentável”, e o gerente de Engenharia de Processo, Tecnologia e Automação, Felipe Morato.
Vilela destacou iniciativas alinhadas ao cumprimento de metas estabelecidas pela agenda sustentável de 2050 desenvolvidas pela empresa. Dentro dessa temática, falou sobre a contribuição da pelota produzida pela Samarco para a descarbonização no setor siderúrgico e apresentou o roadmap de Sustentabilidade. Em sua participação, abordou, ainda, temas como o rompimento da barragem de Fundão, ações de reparação e mitigação, e lições aprendidas; plano de retomada operacional; estruturação e segurança operacional; e evolução tecnológica.
“A Samarco sempre foi referência técnica no setor de mineração. Nossa participação em um seminário de tão elevado nível técnico demonstra que devemos perseguir esse diferencial competitivo. Ao compartilhar experiências e aprendizados com a sociedade e com o setor, incentivamos a inovação e colocamos em prática o nosso propósito de fazer uma mineração diferente”, ressaltou Rodrigo Vilela.
O compartilhamento de conhecimento técnico é uma prática incentivada pela Samarco e neste sentido, cinco estudos desenvolvidos na companhia também foram apresentados ao longo da programação pelo engenheiro de Processos, Raphael Medeiros; pelos engenheiros especialistas em Inovação, Alexandro Uliana e Maurício Cota; pela engenheira especialista, Ana Maria Guilherme Bailon; e pelo coordenador de Otimização de Processos, Giovanni Felice Salierno.
Participação em outros eventos internacionais:
Também em novembro, a Samarco participou do “Brazil China Business Forum”, em Xangai, na China. O evento integrou a programação da “Missão à China”, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Estiveram presentes o presidente, Rodrigo Vilela, que participou do painel “Transição energética, economia de baixo carbono e energia renovável: desafios e oportunidades”, e a diretora Jurídica, de Riscos e Conformidade, Najla Lamounier.