Nos próximos dias 12 e 13 de julho, a capital do Espírito Santo recebe a melhor feira de vinhos do Brasil e a maior do segmento no Estado. Em sua 13ª edição, a Vitória ExpoVinhos traz 1.400 rótulos de vinhos de 16 países, 60 expositores, além de cursos, palestras e muitas oportunidades de negócios, no Ilha Buffet Álvares Cabral. As inscrições podem ser feitas pelo site lebillet.com.br.
A feira tem formato wine tasting, ou seja, a pessoa chega, recebe uma taça e vai degustando as bebidas pelos estandes, conversando com produtores, enólogos, sommeliers, conhecendo os lançamentos e as características de cada um.
O presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, ressalta a feira como fomentadora de negócios e parcerias importantes para o varejo.
“A Fecomércio-ES, correalizadora do evento, compreende a relevância desse encontro pela extensa cadeia produtiva diretamente envolvida, desde a importação, o transporte e a comercialização diretamente aos consumidores por parte dos bares, restaurantes, hotéis, supermercados, e-commerce, bem como os diversos fornecedores de serviços e turismo de todo o país, que contribuem decisivamente para que este produto milenar nos brinde com história, memória e conexão a vinicultores de todos os continentes”, diz Moro.
Um dos fundadores do evento, José Olavo Medici Macedo, atual presidente do Conselho Estadual de Turismo (Contures), afirma que o objetivo da feira é reunir os principais produtores de vinho do mundo.
“A Vitória ExpoVinhos é considerada pela mídia especializada nacional como a melhor feira de vinho do Brasil, pela qualidade de expositores. Temos 1.400 rótulos, representantes de 16 países participando, com empresários e profissionais do varejo capixaba que trabalham a serviço do vinho. A feira se tornou o segundo melhor momento de venda de vinho do Estado, atrás apenas das vendas de final de ano. O evento potencializa o comércio de vinho do Estado. O Espírito Santo é hoje o maior consumidor per capita de vinho do Brasil”, ressalta.
A Vitória ExpoVinhos também tem o objetivo de capacitar garçons, metres, vendedores e demais profissionais que trabalham a serviço do vinho. Nos dois dias do evento, das 8h às 12h30, será ministrado a eles, exclusivamente, o curso “Noções Básica do Serviço de Vinhos”, com o professor Franklin Bittencourt, no auditório do Ilha Buffet.
“A feira acontece durante dois dias da semana, na quarta e na quinta-feira, justamente para poder proporcionar a participação desses profissionais, que costumam trabalhar aos finais de semana, no evento e nos cursos”, explica José Olavo.
Vinhos do mundo
Uma das principais atrações desta edição é a palestra com a enóloga portuguesa Filipa Patrícia da Silva Morgado, que atualmente trabalha no Chile. O tema é justamente “um olhar português sobre a viticultura Chilena”.
O sommelier Vanderlei Martins, cofundador da Vitória ExpoVinhos, chama a atenção para o olhar diferente do velho e do novo mundo sobre o vinho e as diversas formas de cultivo, que trazem tanta riqueza e sabores.
“Culturalmente, os vinhos foram implantados de formas diferentes, nas maneiras culturais de trabalhar certas uvas, nas variedades disponíveis em cada região. Vinhos de 16 países poderão ser degustados na Expovinhos, da Europa quase toda, do Chile, da Austrália, da África do Sul, auxiliando essa percepção”, explica.
Muito além do vinho
Na Vitória ExpoVinhos 2023, os visitantes vão poder conhecer e degustar outras bebidas, como vodka, conhaque, cachaça, gim, café e até mesmo água de vários tipos.
Além disso, haverá uma surpresa especial para os amantes de espumantes: a holding francesa LVMH traz para a feira a linha completa da Chandon.
Para comer, o capixabíssimo socol e outros embutidos, queijos e chocolates marcam presença entre os expositores.