Apesar da previsão de um inverno menos rigoroso em 2023, com a chegada do El Niño, fenômeno meteorológico que causa aquecimento no Oceano Pacífico, o mês de julho no Espírito Santo pode começar com temperaturas mais baixas por conta da aproximação de uma frente fria. Essa mudança pode refletir nos hábitos de consumo da população e, para evitar aumento na conta de luz durante o inverno, a EDP, distribuidora de energia elétrica do ES, dá 10 dicas para economizar e evitar desperdícios.
A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a tendência é de que o início de julho seja marcado pelo tempo frio, com possibilidade de registro da menor temperatura do ano, e por ventos de intensidade forte.
O inverno segue até 23 de setembro. Ao longo de todo esse período, é necessário redobrar a atenção com os eletrodomésticos “vilões”, que têm potencial de aumentar a fatura. Na maioria das residências, esses equipamentos são: chuveiro elétrico, aquecedor, forno elétrico e geladeira, entre outros. No caso do chuveiro, principalmente, seu consumo chega a representar cerca de 25% a 35% do total da casa. Nos dias mais gelados, as pessoas costumam aumentar o tempo no banho e usam o chuveiro no modo inverno, o que consome cerca de 30% a mais energia que na posição verão.
“Uma opção é manter a regulagem do chuveiro na posição verão, diminuir o fluxo de água e tomar banhos no período diurno, além de controlar o tempo – entre cinco e oito minutos, no máximo. Essa estratégia representa uma dupla economia, tanto da energia quanto da água usada no banho”, afirma o gestor da EDP, Adilson Herzog.
Dias menos iluminados e com mais roupas pesadas para lavar também impactam na conta de luz. Dito isso, é recomendável utilizar a máquina de lavar e de secar em capacidade máxima, conforme indicado pelo fabricante, evitando o desperdício de energia elétrica e água, além de diminuir o uso de secadoras. O mesmo vale para os secadores de cabelo. Ao sair do banho e utilizar o secador, a dica é a de enxugar bem o cabelo com uma toalha antes de usar o aparelho. Quanto menos tempo de utilização, melhor.
Na hora de passar as roupas, faça o serviço de uma só vez e separe os itens de acordo com o tipo de tecido. Peças mais delicadas podem ser passadas logo no início, quando a temperatura está em elevação, ou no final, com o ferro já desligado, aproveitando o calor residual. Já as peças com o tecido mais pesado podem ser usadas no meio do processo.
Outra dica prática é evitar abrir a geladeira e verificar se a borracha de vedação da porta está funcionamento corretamente. Além disso, não é recomendado utilizar a parte de trás da geladeira para secar roupas, mas reduzir a potência do resfriamento durante o inverno pode ser uma ação vantajosa, já que o ambiente estará um pouco mais frio. A troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED são dicas importantes em todas as estações, pois elas consomem menos energia e duram mais, mantendo a mesma capacidade de iluminação.
“É necessário conscientizar todos os membros da família sobre a importância da economia de energia por meio de hábitos simples, como desligar luzes desnecessárias, não deixar aparelhos na tomada e utilizar a energia de forma consciente no dia a dia”, reforça o gestor da EDP.
10 dicas para economizar energia durante inverno:
Aquecimento eficiente: ao usar aquecedores, certifique-se de que as portas e janelas estão bem vedadas para evitar a fuga de calor. Um bom isolamento impedirá a entrada do ar frio e a saída do calor, ajudando a manter a temperatura interna estável e reduzindo a necessidade de aquecimento constante. Além disso, considere o uso de um termostato programável para controlar a temperatura e desligar o aquecedor quando não estiver em casa.
Aproveite a luz solar: durante o inverno, aproveite ao máximo a luz solar natural. Abra as cortinas e persianas durante o dia para permitir a entrada de luz solar e calor. Isso ajudará a aquecer o ambiente sem a necessidade de usar energia elétrica.
Uso eficiente da iluminação: substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que são mais eficientes e consomem menos energia. Além disso, lembre-se de apagar as luzes sempre que sair de um cômodo e aproveite a luz natural o máximo possível.
Lavar roupas e louças: Use a máquina de lavar roupas e louças com cargas cheias para otimizar o uso de água e energia. Evite ainda o uso de secadoras.
Na hora de passar as roupas, faça o serviço de uma só vez e separe os itens de acordo com o tipo de tecido. Peças mais delicadas podem ser passadas logo no início, quando a temperatura está em elevação, ou no final, com o ferro já desligado, aproveitando o calor residual. Já as peças com o tecido mais pesado podem ser usadas no meio do processo.
Desligue aparelhos em standby: muitos aparelhos eletrônicos consomem energia mesmo quando estão em modo de espera (standby). Desligue completamente esses dispositivos quando não estiverem em uso para evitar o consumo desnecessário de energia.
Controle o uso da água quente: reduza o tempo de banho e ajuste a temperatura do chuveiro elétrico. Com um inverno menos frio, uma opção é manter a chave do chuveiro na posição verão, diminuir a vazão da água e tomar banhos no período diurno, além de controlar o tempo – entre cinco e oito minutos, no máximo. Essa estratégia representa uma dupla economia, tanto da energia quanto da água usada no banho.
Saiu do banho e precisa usar o secador? Busque enxugar bem o cabelo com uma toalha antes de usar o aparelho. Quanto menos tempo de utilização, melhor.
Manutenção adequada: realize manutenção regular nos seus aparelhos e sistemas de aquecimento para garantir que eles estejam funcionando de forma eficiente. Filtros sujos ou sistemas desgastados podem exigir mais energia para operar.
Aparelhos eficientes: Opte por eletrodomésticos com classificação de eficiência energética mais alta, como os com selo Procel. Eles consomem menos energia em comparação com modelos menos eficientes. Além disso, evite deixar a geladeira e o freezer abertos por muito tempo e mantenha-os limpos para um melhor desempenho.