De acordo com os estudos que embasaram o best-seller “O Poder do hábito”, mais de 40% das ações realizadas pelas pessoas no dia a dia são, na verdade, hábitos, formados pela repetição de comportamentos, automaticamente ativados em situações cotidianas. Por isso, é tão importante repensar e mudar àqueles que podem trazer bem-estar, afinal, de acordo com a pesquisa, em pouco tempo, atitudes mais saudáveis também serão hábitos.
Pensando em incentivar a prática e promover a busca por qualidade de vida, a Unimed conta com o movimento “Mude1Hábito”, que convida não só clientes, mas toda a sociedade a adotar pequenos gestos que podem melhorar – e muito – o bem-estar geral.
A Unimed Sul Capixaba tem incentivado a prática e oferece uma série de iniciativas aos seus colaboradores que querem entrar no desafio em busca de uma vida mais equilibrada e feliz. Exemplo prático do que fazer é do agente de vendas, Edson Teixeira Floriano. Ele já pesou 140 kg, tinha uma vida completamente sedentária, e hoje é atleta, participa de competições de corrida de rua, além de fazer atividade física diariamente e manter a alimentação balanceada. O ponto de partida dele foi triste: o pai, também obeso, faleceu em um infarto aos 60 anos. Ele, que também era obeso, com apenas 25 anos, decidiu fazer uma cirurgia bariátrica.
Ele lembra que a cirurgia é apenas uma ferramenta que auxilia a perda de peso, mas de nada adianta se não houver uma mudança de hábitos. “Eu acordo às 4h30 para malhar. Aos fins de semana, eu e minha esposa fazemos marmitas para a semana, para evitarmos comer frituras e gorduras. Se não fosse a nossa rotina, tenho certeza que eu já teria voltado a engordar e não há o que pague a minha qualidade de vida hoje”, disse.
Segundo Edson, ele sempre esteve acima do peso e hoje faz acompanhamento com nutricionista, cardiologista e endocrinologista, aliado ao acompanhamento das atividades físicas.
“A gente sabe que não é tão simples mudar a rotina de uma vez. Mas, um hábito por vez, fica mais fácil. Com o tempo, os pequenos hábitos viram naturais e, quando a gente sente os benefícios, o desejo é seguir em frente. Dar o primeiro passo é muito importante”, aconselha.
Outro exemplo de mudança de hábito em benefício da saúde é o do consultor interno de Compliance da Unimed Sul Capixaba Denis Tomaz de Almeida. Ele resolveu parar de beber refrigerante, diante do quão mal a ingestão desse tipo de líquido faz, e por ter assumido uma rotina mais saudável como um todo.
“Eu era daquele consumidor que colocava um fardo de refrigerante no carrinho do supermercado quando ia fazer compras. Eu tomava com muita frequência e sei que isso só me fazia mal. Hoje, não é que eu tenha cortado 100%, mas mudei o hábito, só tomo em casos em que estou em alguma confraternização e não tem outra opção de bebida não alcoólica para tomar. Eu fiz a substituição de refrigerante por água com gás e limão e nem senti tanta dificuldade em parar”, conta.
A psicóloga e analista de Recursos Humanos da Unimed Sul Capixaba, Simonne Lopes, levanta uma questão importante: a de que muitas vezes, as pessoas estão tão focadas em fazer grandes mudanças que se esquecem de que os pequenos hábitos têm um impacto significativo.
“Mudanças aparentemente insignificantes podem se acumular e fazer uma grande diferença, mas muitas pessoas se autossabotam no processo. Para evitar, o ideal é começar com pequenas atitudes e um objetivo claro. Mudar hábitos é um processo contínuo, então é importante aprender com recaídas.
Para isso, a pessoa pode buscar apoio de um profissional especializado, de um psicólogo ou até um amigo” A cooperativa conta com programas de práticas esportivas para os clientes e sociedade em geral. A Caminhada Orientada, por exemplo, acontece de segunda a quinta-feira, das 6h às 8h, na avenida Beira-Rio, em Cachoeiro de Itapemirim, em frente ao Teatro Rubem Braga. Os participantes são divididos em turmas que partem para a caminhada a cada 15 minutos, realizando alongamento prévio. As inscrições são gratuitas no local, juntamente com a equipe de coordenação.