O Carnaval acabou e nos dias de folia ou descanso alguns condutores podem ter ficado sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Seja por motivo de perda, dano, furto ou roubo, a solicitação de um novo documento pode ser feita de forma fácil e rápida no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), sem a necessidade de se dirigir a uma unidade do órgão.
Aqueles condutores capixabas que perderam ou danificaram o documento devem acessar o serviço “2ª via de CNH”, disponível na área de serviços digitais de Habilitação e preencher os campos com as informações solicitadas para emitir o Documento Único de Arrecadação (DUA) da taxa do serviço, no valor de R$ 236,29. Após o pagamento, a CNH com os mesmos dados e validade será enviada para o endereço do condutor registrado no Detran|ES.
Já nos casos de furto ou roubo do documento de habilitação, não há cobrança de taxa e o condutor deve acessar o serviço “2ª via de CNH – sem ônus (furto ou roubo)”, também disponível na área de serviços digitais de Habilitação. O interessado deve entrar no Portal Acesso Cidadão com o próprio cadastro e anexar um documento de identificação oficial, além do Boletim Unificado de furto ou roubo (BO). Esses documentos devem estar digitalizados e em formato PDF.
Durante o processo de abertura da solicitação, será enviado um código verificador via SMS para o número de celular que está no cadastro no órgão para a validação do processo. Caso o cidadão não tenha acesso à internet na residência, ele pode agendar o atendimento presencial em uma unidade do Detran|ES para solicitar a 2ª via da CNH. O agendamento deve ser feito no site www.detran.es.gov.br.
Atualização de dados para receber a CNH
O Detran|ES alerta que quem se mudou e está com o endereço desatualizado no órgão precisa fazer a alteração do endereço antes de solicitar a 2ª via para que o documento seja enviado para o local correto. O procedimento também é on-line e deve ser feito acessando o serviço “Alteração online de endereço”, na página de Habilitação. O condutor deve entrar no cadastro do Acesso Cidadão, onde poderá verificar o endereço registrado e fazer a atualização, se necessário.
Os condutores que precisarem alterar algum dado da CNH devem se dirigir a uma clínica credenciada para realizar o procedimento.
CNH Digital
Os condutores também podem utilizar a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que pode ser baixado em aparelhos celulares com tecnologias Android e IOS.
Clique aqui para acessar o tutorial e habilitar a CNH-e.
A Carteira Digital de Trânsito é desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e, atualmente, unifica todos os documentos de trânsito, ofertando mais praticidade e segurança. O aplicativo é protegido por uma Chave de Acesso e os dados estão criptografados. Ainda assim, caso o condutor tenha perdido o aparelho celular em que a CNH-e está cadastrada, ele pode desconectar o dispositivo no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), forçando, assim, a remoção dos documentos digitais do dispositivo perdido ou roubado.