Unimed Sul Capixaba intensifica investimentos em inovação com benefícios para clientes e cooperados
Além de ferramentas que agilizam o atendimento assistencial e ao cliente, cooperativa vem investindo na capacitação de colaboradores para novas tecnologias
O avanço da tecnologia vem contribuindo para encontrar soluções e aumentar a eficiência de diversos serviços e em diferentes áreas do dia a dia. Com seu compromisso de sempre evoluir e aprimorar o cuidado, a Unimed Sul Capixaba vem passando por um momento de transformação digital, investindo cada vez mais em inovação e sendo referência na área no Sul do estado.
Além de possuir o único hospital totalmente digital da região, desde 2020, a cooperativa conta com um Programa de Inovação para os colaboradores, o I9, e realizou em 2022 a primeira Jornada de Inovação, uma semana de programação com palestras sobre inovação e agilidade, além de oficinas práticas para estimular novas ideias e impulsionar a rotina de trabalho, contando com a imersão de mais de 200 participantes.
Seguindo este movimento, a Unimed vem desenvolvendo vários projetos da área de tecnologia da informação, buscando melhorar a experiência do cliente na utilização dos serviços, trazendo ganhos assistenciais e agilidade no atendimento. O Hospital Unimed e o Hospital Materno-Infantil já contam com a Laura, inteligência artificial capaz de monitorar os pacientes em tempo real e identificar aqueles com trajetória de risco. O Hospital foi a primeira unidade hospitalar do Espírito Santo a utilizar essa tecnologia.
Dentre os projetos desenvolvidos, destaca-se também o novo Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP Unimed) em seus serviços para atendimento ambulatorial. Além de facilitar o atendimento presencial, a tecnologia traz uma visão 360º do paciente que confere mais qualidade e segurança no percurso assistencial.
O novo prontuário também permitirá a realização de teleconsultas, conferindo mais praticidade e comodidade aos clientes e cooperados. Após a fase de implantação do PEP nos serviços próprios da cooperativa, o sistema também estará disponível para os médicos cooperados nos consultórios.
Antenada no processo de transformação digital, a Unimed Sul Capixaba também vem atuando na criação de uma cultura orientada a dados (Data Driven). Em 2022, a Operadora proporcionou uma capacitação para suas equipes no uso de sistemas de inteligência, demonstrando as principais funções das aplicações de Business Intelligence (BI) e como elas podem melhorar os negócios e contribuir na tomada de decisão.
“Foram dois workshops funcionais, contemplando uma parte conceitual em Analytics e uma segunda parte, estrutural (hand on), contemplando mais de 40 colaboradores. Já com o time gerencial, foi realizado uma imersão contemplando os conceitos de Analytics e como estão estruturados os dados da Unimed Sul Capixaba, além de instruí-los na melhor forma de como consumir os relatórios gerenciais e Dashboards”, explicou o gerente de estratégia, inovação e projetos da Unimed, Alex Faria Cordeiro.
Mais facilidade para clientes
Além dos programas em andamento para desenvolver novas tecnologias e capacitar colaboradores, a Unimed Sul Capixaba já conta com a inteligência artificial facilitando e agilizando o atendimento direto aos clientes. Lançada em outubro de 2020, a Isa, a assistente virtual da cooperativa, utiliza inteligência artificial para melhorar a experiência de atendimento do cliente, proporcionando agendamento de exames e consultas, visualização de resultados de exames, acesso ao status de autorização, resultados de exames, segunda via de boleto, demonstrativo de imposto de renda, guia médico, entre outras. Todo contato com a Isa é feito pelo WhatsApp, por meio do número (28) 2101-6255, ou pelo próprio site da Unimed Sul Capixaba Outra iniciativa, implantada em 2022, foi o cartão digital de cliente acessado pelo aplicativo da Unimed, que passou a ser o único formato de carteirinha, dispensando o envio do cartão físico.