Exames realizados nos primeiros dias de vida do bebê são essenciais para proporcionar o diagnóstico precoce de doenças e garantir um desenvolvimento mais saudável. Entre eles, estão o teste do pezinho, que pode detectar diversas doenças, além de exames que avaliam o desenvolvimento de funções auditivas e oculares, entre outras.
Pensando em garantir o desenvolvimento mais saudável da criança, a Unimed Sul Capixaba mantém um protocolo de exames neonatais que devem ser realizados nos recém-nascidos no Hospital Materno-Infantil, Laboratório Unimed, ou ainda com a possibilidade de coleta domiciliar nos primeiros dias de vida.
“Do nascimento até 30 dias de vida todo recém-nascido deve passar pelos testes de triagem neonatal. Estes testes visam detectar precocemente doenças graves e iniciar o tratamento o mais rápido possível, prevenindo complicações e reduzindo sequelas futuras, como as neurológicas”, destacou a gestora de Cuidados Materno-Infantis da Unimed Sul Capixaba, Maura Moulin.
A Unimed oferece os seis exames mais importantes para os recém-nascidos, que estão disponíveis também para clientes particulares e de convênios. O atendimento domiciliar do Laboratório da Unimed permite que a maioria dos exames laboratoriais sejam feitos na própria casa do cliente. A coleta pode ser solicitada pelo telefone 28 2101-6255.
Confira cada um dos exames neonatais e seus objetivos:
● Teste do pezinho: entre o 3º e o 7º dia de vida do recém-nascido. Em alguns casos, também pode ser realizado no Laboratório até o 30º dia de vida. Com a versão ampliada do teste, é possível detectar a presença de mais de 40 doenças.
● Teste da orelinha: auxilia na identificação de problemas auditivos no bebê. Obrigatório por lei, este teste pode ser realizado até 30 dias de vida. Realizado na maternidade, no 2º ou 3º dia de vida ou também pode ser agendado na maternidade com fonoaudióloga. Se o resultado der “alterado”, é realizada nova avaliação em 15 dias.
● Teste da linguinha: é realizado com o objetivo de diagnosticar e indicar o tratamento precoce de eventuais problemas provocados pelas limitações dos movimentos da língua. O frênulo lingual por exemplo pode interferir na amamentação, no desenvolvimento da face e da fala. Caso detectado pelo especialista, é realizado a frenectomia (remoção dos freios do lábio e da língua) com agendamento na maternidade, antes mesmo da alta.
● Teste do olinho: o teste do olhinho ou teste do reflexo do olho vermelho deve ser realizado em todos os recém-nascidos em torno do 2º dia de vida. Rápido e totalmente indolor, o exame tem como objetivo detectar precocemente uma série de doenças oculares no bebê, como catarata infantil, retinoblastoma, glaucoma ou estrabismo.
● Teste do coraçãozinho: a oximetria de pulso tem como objetivo medir a oxigenação e batimentos cardíacos do recém-nascido para diagnosticar possíveis alterações congênitas. É realizado na maternidade entre 24-48h após o nascimento do bebê. Se alterado, é solicitada avaliação da cardiopediatra antes da alta do recém-nascido.
● Tipagem sanguínea: A tipagem sanguínea identifica se o fator sanguíneo do recém-nascido é positivo ou negativo, bem como se o seu tipo de sangue é A, B, AB ou O.