Connect with us

Destaque

Pipas deixaram mais de 195 mil clientes da EDP sem energia em 2022

No Sul do Estado, mais de 61 mil clientes tiveram o fornecimento interrompido, as cidades de Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari e Anchieta foram as mais afetadas. A Concessionária alerta para os riscos e dá dicas de segurança

Published

on

Sol e férias escolares. Combinação perfeita para a diversão da criançada, que aproveita o período para soltar pipas. A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, alerta sobre os riscos que devem ser levados em conta na hora da brincadeira, já que, além de poder provocar a falta de energia elétrica, acidentes graves podem ocorrer.

 
Para se ter dimensão dos problemas que pipas podem causar, de acordo com levantamento da EDP, entre janeiro e dezembro do ano passado, foram registradas 982 ocorrências nos municípios da área de concessão. Como consequência, 195 mil clientes tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido, sendo que mais de 61 mil unidades consumidoras afetadas estavam na região Sul do Estado.
Em Cachoeiro de Itapemirim, mais de 25 mil clientes tiveram a interrupção do serviço por conta de pipas na rede elétrica, seguido de Guarapari, onde 7,8 mil unidades consumidoras ficaram sem energia, e Anchieta que mais de 5 mil clientes foram impactados com a suspensão do fornecimento de energia.


Além da falta de energia, não só para residências, como para comércios, indústrias e até hospitais da região, a brincadeira quando feita sem segurança pode provocar acidentes e oferecer riscos para quem está no local, com o corte dos cabos, por exemplo. Para o atendimento dessas ocorrências é necessário o deslocamento de equipes técnicas da concessionária, que realizam o reparo e a limpeza da rede danificada.


O gestor da EDP, Edson Barbosa, ressalta que a brincadeira de pipa deve ser feita sempre de forma segura. “Sempre trabalhamos para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível, mas nossa preocupação maior é com a segurança. O contato das pipas com a rede elétrica pode causar acidentes graves. As pessoas devem buscar espaços abertos, como parques e campos onde não exista o risco de contato com os fios de energia e se a pipa ficar enroscada nos fios elétricos, não tentar retirá-la.”, destaca.

Dicas de segurança para soltar pipas

*Procure espaços abertos como parques e campos, onde não exista o risco de contato com fios de energia. Empine pipas longe de rede elétrica, em locais onde não exista nenhum tipo de cabo de energia, de serviço telefônico ou antenas de celular. Isso evita acidentes e interferências na qualidade desses serviços;

*Se a pipa ficar enroscada nos fios elétricos, não tente retirá-la. Nunca use varas nem suba em postes, muros ou lajes para tirar uma pipa. O choque, nestes casos, pode ser fatal. Somente técnicos da distribuidora são treinados para manusear a rede com toda segurança.

*Arremessar objetos na rede elétrica para o resgate da pipa pode causar graves acidentes. O chamado “marimba” (pedra amarrada a uma linha), ou qualquer outro objeto, não devem ser lançados na rede;

*Jamais use cerol ou “linha chilena”. Esses produtos são proibidos e podem provocar acidentes graves e mortes.  Ao cortar a camada protetora da fiação a linha interrompe a transferência de corrente elétrica, podendo provocar curto-circuito;

Em caso de acidentes relacionados ao sistema de energia nunca se aproxime do local. Fale imediatamente com a EDP pelos canais de atendimento:

– EDP Online no www.edponline.com.br;
– Aplicativo EDP Online;
– Whatsapp EDP: (27) 99772-2549
– Central de atendimento por telefone (0800 721 0707);
–  Agências de atendimento presencial;

Para mais informações sobre segurança com rede elétrica, acesse: https://www.edp.com.br/seguranca

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As Mais Destacadas