Connect with us

Anchieta

Projeto de Anchieta conquista Prêmio Inoves 2022

Published

on

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), divulgou nesta quarta-feira (14) os projetos do serviço público capixaba vencedores do Prêmio Inoves 2022. Anchieta foi vencedor com um projeto na área da saúde. Trata-se do projeto ‘Saúde da Família Digital – Revolucionando o acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS)’, criado e desenvolvido pela equipe da Estratégia de Saúde da Família Centro II. O objetivo da iniciativa é evitar filas para as consultas médicas e outros atendimentos. Todo agendamento é feito por meio de celular.

Na prática o usuário tem acesso a um link formulário ou QR Code para poder agendar o atendimento pretendido. Os dados são recebidos por um sistema e seguindo um fluxo digital, cuja equipe, composta por médico, enfermeira, técnicos e agentes comunitários de saúde, acompanham, classificam e avaliam as demandas, além de verificar o grau de necessidade. Dessa forma, as solicitações mais urgentes serão atendidas de imediato. O usuário recebe por telefone a data e horário do atendimento solicitado.

Segundo a coordenadora da equipe, a enfermeira Camila da Silva Monteiro, no caso em que o paciente não tiver acesso à internet, a equipe ajuda no processo, realizando para ele a solicitação e indo, caso necessário, na casa do paciente levar a data marcada para comparecer ao atendimento. A área é composta por cerca de três mil usuários, compreendendo a região de Guanabara, Castelhanos, Ponta de Castelhanos e Vila Samarco. O projeto é piloto, alguns meses após a implantação será avaliado e poderá ser utilizado pelas demais ESFs.

De acordo com o médico da equipe, Breno Fortes Carvalho, a ideia é acabar com as filas, aproximar ainda mais da população e ainda ter mais tempo para atender acamados, hipertensos, diabéticos e gestantes da área. “Nossa intenção é expandir o novo modelo de marcação também para outros serviços, como exames. Nosso objetivo é possibilitar que todos tenham acesso ao SUS com equidade e que nossa equipe tenha mais tempo para visitar e atender as pessoas mais vulneráveis”, disse.

Conforme a secretária municipal de Saúde, Cristiane Feitosa, a premiação é uma conquista para o município e endossa que o projeto é de grande importância para a comunidade. Segundo ela, os resultados do projeto serão avaliados continuamente pela equipe e pela gestão da Secretaria de Saúde para aprimoramentos e consolidação.

Quem também está comemorando é o prefeito Fabrício Petri. De acordo com ele, a premiação consolida a gestão como uma administração inovadora e empreendedora. “É mais um importante reconhecimento do trabalho de nossos servidores, enfatizando que nossa gestão está disposta a inovar e a facilitar a vida do cidadão, disse.

Além de facilitar o atendimento e possibilitar o acesso de mais pessoas, o projeto irá criar um banco com dados dos usuários, possibilitando a vigilância contínua de indicadores, cuja a equipe possa acompanhar em tempo real as informações e executar ações mais específicas e assertivas. A área conta atualmente com 355 hipertensos e 134 diabéticos.

Segundo Carvalho, a ideia é inovadora e pretende quebrar alguns paradigmas, preconizando a universalidade de acesso da população aos serviços de saúde. As pessoas poderão ir a qualquer momento de funcionamento da unidade para solicitar auxílio para preenchimento da solicitação de atendimento.

Sobre o Prêmio Inoves

O Inoves segue há 15 edições reconhecendo e valorizando equipes de servidores que inovam na gestão. Neste ano, o Prêmio Inoves recebeu 259 inscrições de projetos do Executivo Estadual, do Executivo Municipal e de outros Entes Públicos nas três categorias do programa – Ideia, Projeto em Desenvolvimento e Projeto de Resultados. Desse total, 32 foram para a final e 13 saíram vencedores.

As equipes do Executivo Estadual e do Municipal foram premiadas com recurso de R$ 30 mil, disponibilizado por meio de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), que será investido no processo de aceleração dos projetos, programado para 2023. Além disso, elas recebem certificado e selo do programa, também concedidos às equipes vencedoras de outros Entes Públicos.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destacou a relevância do Prêmio Inoves. “Além de incentivar práticas inovadoras no serviço público e reconhecê-las por meio de premiação, o programa contribui para a continuidade dos projetos e até mesmo para a evolução deles, uma vez que as equipes vencedoras participam de um processo de aceleração, que ajuda a identificar pontos de aperfeiçoamento e de potencialização das iniciativas. Isso tudo reflete em melhorias na gestão pública e nos serviços prestados aos cidadãos”, disse Calmon.

A lista completa com os nomes está disponível no site www.inoves.es.gov.br.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As Mais Destacadas